top of page
Logotipo | e-auto

Piastri também vence Espanha

Oscar Piastri, em McLaren-Mercedes, venceu o Grande Prémio de Espanha, ronda nove do Mundial de 2025. O australiano ganhou pela quinta vez este ano, e sétima na Fórmula 1, e passa a somar mais 10 pontos do que o parceiro de equipa Lando Norris no campeonato de pilotos. Charles Leclerc, em Ferrari, terceiro. Na corrida no Circuito de Barcelona-Catalunha, tetracampeão Max Verstappen, da Red Bull-Honda RBPT, protagonista pela negativa…



A história antecipava-se, conhecendo-se bem o histórico de resultados do Grande Prémio de Espanha no Circuito de Barcelona-Catalunha. Desde 1991, 35 corridas, 32 vitórias a partir da “pole position”. A McLaren não ganhava em Montmeló desde 2005 (Kimi Raïkkönen), mas Oscar Piastri acabou com o jejum da equipa britânica que soma e segue no Mundial de 2025, após a conquista do título de construtores em 2024. O australiano de 24 anos comemorou o quinto triunfo da temporada, em nove corridas (sétimo da carreira na Fórmula 1), e passou a somar mais 10 pontos do que o companheiro de equipa Lando Norris na classificação do campeonato de pilotos.



Piastri, em Barcelona, conseguiu o segundo “hat trick” no Fórmula 1 (vitória e volta mais rápida depois da “pole position” na sessão qualificação). O piloto australiano arrancou de forma brilhante para o 55.º grande prémio de carreira que está apenas na terceira temporada e não cometeu erros em nenhum dos momentos relevantes de corrida movimentada, nomeadamente no relançamento da ação após atuação do Safety Car, a seis voltas da bandeira de xadrez, na sequência de incidente com o Mercedes de Kimi Antonelli.



“Um fim de semana ótimo tanto para mim como para a equipa. Surpreendeu-me a estratégia do Max, de três paragens, que quase foi bem-sucedida, e não executei o relançamento da corrida da forma que ambicionava, mas a verdade é que venci. A temporada, até ao momento, está a ser fantástica”, disse Piastri. E o companheiro de equipa concordou. “A corrida do Oscar foi impecável, nunca consegui imprimir o mesmo ritmo. Este resultado, para a McLaren, é sensacional”, concordou Lando Norris. Os números do piloto australiano impressionam: em Espanha, conseguiu o oitavo pódio consecutivo na Fórmula 1; na história da escuderia britânico, apenas Ayrton Senna e Lewis Hamilton fizeram o mesmo!



Verstappen “perde a cabeça” 

Em Espanha, na terceira posição, Charles Leclerc, da Ferrari. O piloto monegasco acabou beneficiado pela intervenção do Safety Car, por contar com pneus médios novos para montar no monolugar, enquanto Max Verstappen, da Red Bull, recebeu composto duro usado e, por isso, menos aderente e mais lento, o que penalizou a “performance”.



No relançamento da corrida, Verstappen quase perdeu o controlo do monolugar e Leclerc “atacou-o” e superou-o muito facilmente, depois de toque ligeiro entre os dois monolugares. George Russell, da Mercedes, também tentou a manobra, mas foi menos bem-sucedido. Todavia, o tetracampeão mundial “protegeu-se” fora dos limites da pista e recebeu instrução para entregar a quarta posição ao britânico, o que fez depois de colisão com o carro do rival, que provocou de forma deliberada –esta manobra (irresponsável…) valeu-lhe 10 s de penalização e, assim, neerlandês décimo em vez de quinto!



Em Espanha, Nico Hülkenberg, da Kick Sauber-Ferrari, quinto, e Fernando Alonso, da Aston Martin-Mercedes, vencedor da corrida em 2006 (Renault) e 2013 (Ferrari), ganhou os primeiros pontos (dois) da temporada. No próximo ano, Grande Prémio de Espanha no Madring em construção na capital espanhola, Madrid.





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page