Polícia de Basileia surpreendida pela longevidade dos Tesla
- João Isaac
- 28 de jan.
- 2 min de leitura
Força policial vai manter na frota sete automóveis da marca norte-americana durante mais tempo do que o inicialmente planeado.

A longevidade de utilização de um automóvel elétrico é ainda um tema muito discutido devido à potencial degradação da vida útil das suas baterias. Porém, têm surgido notícias, algumas delas com base em estudos, que contrariam essa ideia, sendo o mais recente exemplo o da frota de automóveis Tesla que a Polícia de Basileia, na Suíça, utiliza para as suas operações no quotidiano.
"O plano inicial era substituí-los até ao final de 2025. No entanto, os testes demonstraram que é possível prolongar a sua utilização”, explicou o porta-voz da polícia, Rooven Brucker, à publicação BZ Basel. O pressuposto era que os automóveis elétricos estariam, ao fim de cinco anos, para lá do seu período de vida útil estimado. No entanto, a polícia de Basileia verificou que o desgaste dos seus Tesla é significativamente menor quando feita a comparação com veículos com motor de combustão.

As viaturas em questão são sete exemplares do Model X, na sua versão de topo, em 2019, 100 D. O seu preço elevado não foi, há 6 anos, visto como um problema, até porque estes eram, na verdade, os únicos veículos elétricos do mercado que respondiam às exigências da força policial suíça.
Qualquer um dos Tesla conta, neste momento, com mais de 100 mil quilómetros percorridos. E embora o porta-voz da força de segurança pública não tenha referido até quando os Model X irão estar em serviço, adiantou que, em caso de abertura de concurso público, a Tesla será obviamente considerada.
Em termos de veículos elétricos, a frota da Polícia de Basileia conta, para além dos sete Tesla, com oito Nissan Leaf, dois deles descaraterizados. A frota total é composta por cerca de 200 viaturas, ou seja, apenas 7,5% da “garagem” da Polícia de Basileia é ocupada por automóveis 100% elétricos.
Comentarios