Alemães comprometem-se com o campeonato de monolugares elétricos, pelo menos, até 2030, isto é, até ao fim da carreira do GEN4 com estreia programada apenas para a Época 13 (2026-27). Este fim de semana, em Shanghai, na China, ePrix 11 e 12 da temporada 10
A notícia antecipava-se desde a confirmação da Andretti que continuaria em ação na Fórmula E até 2030, por saber-se que a escuderia norte-americana compete no Mundial com o 9XX Electric da Porsche e não ter planos para mudar de fornecedor, mas a confirmação oficial aconteceu apenas hoje, na antevéspera do arranque do programa do ePrix de Shanghai, na China, que integra as corridas 11 e 12 da Época 10, que conta com o número recorde de 16 rondas: a marca alemã comprometeu-se com o campeonato de monolugares elétricos até 2030, pelo menos!
A Porsche torna-se, assim, o terceiro fabricante a comprometer-se com a Fórmula E até ao final da carreira do GEN4 com introdução no campeonato programada só para a 2026/27 (Época 13), a designação da quarta geração do monolugar elétrico, que conta com quatro rodas motrizes e até 700 kW de capacidade de regeneração de energia durante as desacelerações e travagens, além de ser mais potente e, por isso, mais veloz que o GEN3 adotado na Época 9 (2022-23).
O fabricante de Estugarda estreou-se neste campeonato na Época 6 e tem António Félix da Costa e Pascal Wehrlein como pilotos.
Em 68 ePrix, oito vitórias, 16 pódios e seis “pole positions”. “A Porsche partilha com a Fórmula E o objetivo de trabalhar no desenvolvimento de tecnologias para aplicação nos automóveis produzidos de série e no aumento da sustentabilidade do desporto. E, aqui, encontra plataforma ótima para acelerar e comunicar esse processo”, explica Thomas Laudenbach, da Porsche Motorsport.
Atualmente, a Porsche é segunda classificada no Mundial de Equipas, com menos 54 pontos do que a Jaguar. No campeonato de pilotos, Wehrlein segundo e Félix da Costa oitavo. O português apresenta-se em Shanghai depois de ganhar a ronda 10 da temporada, em Berlim, Alemanha.
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