top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

Porsche Panamera: outro recorde no Nordschleife

A versão posicionada no topo da gama do Porsche Panamera arrebatou a volta mais rápida ao Nürburgring-Nordschleife para automóveis de luxo com motorizações híbridas, superando o registo da geração precedente do modelo alemão em mais de 5 segundos!



Ao volante de um Panamera ainda pré-série, o piloto de testes da Porsche, Lars Kern, completou uma volta ao circuito alemão de Nürburgring-Nordschleife em 7.24,17 m, batendo o tempo estabelecido pelo modelo comparável da geração anterior em 5,65 segundos!

 

Lars Kern já tinha sido o piloto a registar os recordes nesta classe em 2016 e 2020, também com o Panamera, sendo o mais recente com o Panamera Turbo S (7.29,81 m).

 

O tempo registado pelo novo Panamera, mais de cinco segundos melhor que o do seu antecessor, sublinha o desenvolvimento constante do automóvel desportivo de quatro portas. O motor a combustão de 8 cilindros associado a um motor elétrico permite não só tornar o modelo eficiente, mas também incrementar as prestações.



“No Nordschleife, as capacidades dinâmicas transversais de um automóvel são particularmente importantes”, disse Kern. “O novo Panamera registou melhorias significativas nessa área. Em sequências de curvas tecnicamente exigentes, entre as secções ‘Hohe Acht’ e ‘Brünnchen’, responde com uma agilidade superior”, acrescentou o piloto alemão, que leva já grande experiência no “Inferno Verde”.

 

O piloto alemã destaca “motorização, aerodinâmica, chassis, pneus de 'performance' da Michelin”, mais o contributo relevante do novo sistema Porsche Active Ride.

 

“Como piloto, isto dá-me uma boa sensação e sublinha ainda mais que o nosso desenvolvimento não oferece apenas conforto durante a condução no dia a dia, mas também faz uma verdadeira diferença no circuito de Nürburgring-Nordschleife. Nenhum outro Porsche oferece um espectro tão amplo entre conforto e carácter desportivo”, completou.



Praticamente sem mexidas, o Panamera utilizado para estes tempos estava apenas equipado com uma "bacquet" de competição e a célula de segurança obrigatória, sendo todos os outros componentes idênticos à versão de série. Os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 com dimensões 275/35 ZR 21 no eixo dianteiro e 325/30 ZR 21 no eixo traseiro, foram especialmente desenvolvidos para o Panamera. No caso deste modelo, nota ainda para o Aerokit em carbono, disponível como opcional, que elimina a elevação do eixo dianteiro e que atua em combinação com o “flap” na asa traseira adaptativa em quatro vias, para criar maior carga aerodinâmica.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page