A gama Macan passa a ter um novo modelo de entrada, tratando-se de versão de tração traseira com autonomia em ciclo combinado WLTP de até 641 km. Adicionalmente, a marca alemã lança também o Macan 4S com até 516 cv (380 kW). As novas versões estão disponíveis para encomenda, com as primeiras entregas previstas para o segundo semestre do ano
A Porsche amplia a gama do novo Macan elétrico, contando agora com duas novas variantes, uma de tração integral que funcionará como “porta de entrada” para este modelo e, outra, a 4S, mais orientada para o desempenho, com um valor de potência de 516 cv (380 kW), situando-se entre o Macan 4 e o Macan Turbo.
Mais focado para a eficiência, o novo Macan de tração traseira conta com bateria de 100 kWh de capacidade bruta, a qual alimenta o motor elétrico traseiro igual ao que é utilizado no Macan 4, com uma potência de 340 cv (250 kW) ou de 360 cv e 563 Nm em função “overboost”. O motor elétrico tem um inversor (PWR) de 480 amperes, no qual é utilizado um material semicondutor altamente eficiente em carboneto de silício (SiC) que proporciona uma maior eficiência. Este reduz de forma significativa as perdas de comutação no PWR e permite frequências de comutação mais elevadas.
O SUV desportivo acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 220 km/h. Dispensando o sistema de tração integral, o Macan é 110 kg mais leve do que o Macan 4 e, desta forma, necessita de menos energia na propulsão. Assim, consegue uma autonomia em combinado de até 641 quilómetros.
Macan 4S com motores elétricos mais potentes
Por outro lado, o Macan 4S está equipado com o sistema Porsche Traction Management (ePTM), com controlo eletrónico, que distribui a potência entre os dois eixos cerca de cinco vezes mais rápido do que um sistema convencional de tração integral. Este modelo tem um novo motor no eixo traseiro e um inversor de 600 amperes. Em combinação com o motor do eixo dianteiro, o mesmo utilizado no Macan 4 e no Macan Turbo, o 4S consegue debitar 448 cv (330 kW) de potência, com um incremento em “overboost” de até 516 cv (380 kW), ao passo que o binário sobe para mais expressivos 820 Nm.
A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 4,1 segundos e atinge uma velocidade máxima de 240 km/h, enquanto a autonomia combinada é de até 606 km.
O Macan 4S está equipado de série com o sistema de amortecimento Porsche Active Suspension Management (PASM), o qual recorre a uma suspensão pneumática adaptativa com sistema de nivelamento e regulação em altura. Este sistema conjuga-se com o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) e o eixo traseiro direcional para melhorar a performance e o conforto.
As duas novas versões retêm as características da nova geração do Macan, incluindo o design com aerodinâmica otimizada (Cx = 0,25) e a arquitetura elétrica de 800 V da Premium Platform Electric (PPE), graças à qual é possível carregar em corrente contínua até 270 kW (10%-80% em cerca de 21 minutos).
Novos equipamentos e novo Pacote Off-road Design
A nova cor exterior Cinzento Ardósia Neo está agora disponível para todos os Macan, ao passo que as opções de jantes passam a contar com o design de jantes Macan S de 20 polegadas. Também disponível como opção para todas as versões está agora o Pacote Offroad Design, o qual melhora a utilização diária do modelo em estradas de terra batida e em condições de condução mais extrema.
A alteração da geometria do para-choques dianteiro aumentou o ângulo de ataque até 17,4 graus, mediante o modelo (com a suspensão pneumática num nível de elevação específico). Em combinação com a suspensão pneumática adaptativa, o Pacote Off-road Design também aumenta a distância ao solo em 10 mm, para 195 mm na configuração normal. As jantes Off-road Design de 21” em Cinzento Vesúvio fazem também parte do equipamento.
As barras de tejadilho podem ser encomendadas em preto, em prata ou Turbonite (apenas na versão Turbo). Para o Macan, Macan 4 e Macan 4S, o para-choques dianteiro Off-road com inserções em Cinzento Vesúvio também está disponível em separado.
Também o Porsche Driver Experience foi melhorado no grafismo, passando a contar com uma animação de boas-vindas, um visual atualizado de ultima geração e a nova aplicação “Themes”, que permite ajustar a cor de fundo dos ecrãs e a iluminação ambiente à cor exterior, com doze opções de escolha.
Os preços em Portugal começam nos 83.671€ no Macan e nos 94.038€ no Macan 4S.
Adicionalmente, conta com elementos como o painel de instrumentos com ecrã curvo de 12,6 polegadas, ecrã de 10,9 polegadas para o passageiro, head-up display com tecnologia de realidade aumentada e iluminação ambiente.
留言