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Foto do escritorVítor Mendes da Silva

Primeiro BEV com bateria de sódio

O lítio encontra-se entre os elementos químicos mais populares para as baterias que encontramos nos automóveis elétricos (BEV), mas regista-se aumento exponencial da procura quer de materiais com características melhores, quer de alternativas mais sustentáveis. E o sódio, um dos elementos mais comuns na Terra, apresenta-se entre as possibilidades mais viáveis, também economicamente, devido ao baixo custo. Todavia, devido à sua menor densidade energética, consideram-no somente para compactos e subcompactos, ou versões posicionadas na base das gamas.



As baterias de iões de sódio têm características semelhantes, mas capacidades inferiores às de lítio. Todavia, por integrarem o sexto material mais abundante no Planeta, o que explica, por exemplo, o preço inferior, na comparação direta com os acumuladores de energia de iões de lítio, não requerem metais raros, são de reciclagem mais fácil e têm, ainda, a vantagem de funcionarem melhor no frio.


Este conjunto de vantagens torna a tecnologia muito atrativa para os construtores, com os chineses da JAC Motors a posicionarem-se na linha da frente à utilização da fórmula nova. Esta empresa, que mantém “joint-venture” com o Grupo VW, com os alemães a deterem participação maioritária (75%) no capital da sociedade desde o início da década, iniciou a produção do primeiro automóvel elétrico com bateria de iões de sódio. Chama-se Yiwei EV.


De acordo com o “CarNewsChina”, o modelo da JAC Motors está disponível com um pack de baterias cilíndricas produzido pela HiNa Battery. O módulo UE (acrónimo de Encapsulamento Unitário) tem o formato de uma “colmeia” e a capacidade do acumulador de energia, de 25 kWh, é suficiente para o Yiwei EV percorrer até 252 km entre recarregamentos.


A JAC Motors, companhia fundada na China na década de 1960, encontra-se em Portugal, através da JAC Motors Iberia, com uma gama de camiões elétricos de 7,5 toneladas.

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