top of page
Foto do escritorJoão Isaac

Produção da renovada oitava geração Golf arranca na fábrica de Volkswagen de Wolfsburg

A Volkswagen anunciou o início da produção do novo Golf, cuja modernizada oitava geração será a responsável por dar continuidade a uma história que conta já com 50 anos



Não só um dos modelos mais importantes da história da Volkswagen, mas também de toda a indústria automóvel, o Golf celebra em 2024 os seus 50 anos de vida, aniversário que coincide com o arranque da produção da renovada oitava geração na unidade de fabrico de Wolfsburg.


A primeira unidade do atualizado Golf a sair das linhas de produção foi uma unidade em versão Style com pintura metalizada azul anémona, juntando-se a um vasto grupo de exemplares produzidos na fábrica principal da marca. Mais de metade dos mais de 37 milhões de Golf fabricados desde 1974 até à data foram ali produzidos - cerca de 20 milhões de unidades - a uma média de 400 mil automóveis por ano. A fábrica “Mãe” da marca alemã produziu igualmente os derivados do Golf “clássico”, nomeadamente o Variant e o Sportsvan, bem como outras versões e respetivas unidades mecânicas.



Há meio século que o Golf tem estado no centro da marca Volkswagen, oferecendo mobilidade acessível a todos com o mais alto nível técnico. O Golf tem-se adaptado constantemente às necessidades dos clientes, tornando-se, assim, um ‘bestseller’ mundial fabricado em Wolfsburg. É precisamente nestes pontos que nos estamos a basear para esta nova fase evolutiva, ainda com maior eficiência, conforto e qualidade e um novo conceito mecânico. Este é o melhor Golf de sempre”, afirmou Thomas Schäfer, Diretor Executivo da Volkswagen Veículos de Passageiros.


Renovação abrangente introduz o “Golf 8.5”

No exterior, a Volkswagen renovou o design da iluminação LED, vertente que pode, na versão topo de gama, contar com tecnologia matricial de luz. Ainda no campo da iluminação, embora estética, destaque para a estreia – num Volkswagen europeu – do símbolo dianteiro iluminado. Atrás, os farolins foram igualmente redesenhados e incorporam elementos LED 3D, tanto no Golf, como no mais versátil Variant.



Já o habitáculo apresenta a nova geração de sistema de infotainment, com processamento mais rápido, um ecrã tátil com diagonal de 12,9 polegadas (32,2 centímetros), bem como uma estrutura gráfica e de menus mais intuitiva para o utilizador. Tal como o novo ID.7, o renovado Golf incorpora também a nova barra tátil de controlo de temperatura e do volume, agora retro iluminada. O painel de instrumentos é também ele digital e de nova geração, com a oferta tecnológica a ser complementada pela inclusão do assistente de voz IDA com ChatGPT integrado.


Quanto a motorizações, e para além dos propulsores TSI, TDI e eTSI com tecnologia mild hybrid, o novo Golf passa a contar com duas novas opções híbridas plug-in. A autonomia elétrica é superior a 100 quilómetros e o alcance combinado é de cerca de 1.000 quilómetros, suportando, igualmente, carregamento DC para uma maior rapidez na reposição do nível de carga da bateria.



A ligação entre o Golf e a fábrica de Wolfsburg é única: Wolfsburg é o Golf – e o Golf é Wolfsburg”, afirmou o Diretor da Fábrica, Rainer Fessel. “Como equipa, planeámos meticulosamente o início da produção ao longo das últimas semanas e meses. Estamos agora muito satisfeitos por podermos ver em breve o novo Golf nas estradas”.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page