Audi Q5 e-Hybrid: até 100 km EV
- Pedro Junceiro
- 16 de jun.
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de jun.
A Audi revelou o Q5 e-Hybrid em variantes SUV e Sportback com dois níveis de potência – 299 cv e 367 cv – e autonomia máxima em modo elétrico de até 100 km (ciclo combinado WLTP). Entre os elementos de série estão a bateria nova de 25,9 kWh, a tração integral e a suspensão pneumática é de série em ambas as motorizações.

A Audi está a alargar a gama do Q5, que passa a ter variantes híbridas “plug-in” (PHEV) com dois níveis de potência e carroçarias SUV e Sportback. Os modelos podem ser configurados em versões de 299 cv (220 kW) ou de 367 cv (270 kW), dispondo de geração nova de baterias de alta voltagem com mais cerca de 45% de capacidade – 25,9 kWh brutos (20,7 kWh úteis) –, permitindo até 100 km de autonomia elétrica.
Os novo modelos – SUV e Sportback – contam com o mesmo sistema híbrido “plug-in”, embora de potências distintas. A base técnica é a mesma, consistindo no motor 2.0 TFSI a gasolina com 252 cv associado a um motor elétrico síncrono de ímanes permanentes de 143 cv (105 kW), este último alimentado por bateria nova de tração e integrado na caixa automática S tronic de sete velocidades.
Porém, a potência combinada varia devido à configuração do sistema híbrido, assim como o binário máximo, que é de 500 Nm na versão de 367 cv e de 450 Nm na variante de 299 cv.
Na versão de 367 cv, acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos, enquanto o modelo de menor potência cumpre o mesmo exercício em 6,2 segundos. Ambas as variantes atingem os 250 km/h de velocidade máxima (140 km/h em modo elétrico).O sistema conta com tração integral quattro ultra para maior competência dinâmica em diferentes situações de aderência.
A potência máxima de carregamento em corrente alternada é de 11 kW. Se a bateria estiver completamente descarregada, são necessárias 2h30 horas para uma recarga completa.
Os Q5 e-Hybrid podem ser conduzidos em modos “EV” e “híbrido”, ao passo que o desempenho da travagem regenerativa foi também bastante melhorado, de acordo com a Audi, estando disponíveis três níveis de regeneração através das patilhas no volante, a que se junta também a recuperaçaão automática de energia com base nos dados da rota armazenados no sistema de navegação (mesmo sem orientação de rota ativa).
Mais equipados
No interior, a par das melhorias tecnológicas com ecrãs digitais de última geração, a Audi destaca ainda a habitabilidade e versatilidade melhoradas devido ao banco traseiro deslizável longitudinalmente e ao ângulo de inclinação das costas ajustável. O SUV oferece 438 litros (até 1.358 litros com o rebatimento dos encostos) de bagageira, ao passo que o Sportback disponibiliza 433 litros (até 1.300 litros).
Ambos os modelos e-hybrid destacam-se pelo equipamento de série, incluindo suspensão pneumática adaptativa, estofos em couro e revestimento sintético. Na variante de topo com 367 cv, há faróis LED Matrix e monitor MMI para o passageiro da frente.

Opcionalmente, as portas USB frontais suportam capacidades de carregamento até 60 watts, enquanto as traseiras suportam até 100 watts, o que permite alimentar e carregar dispositivos maiores, como computadores portáteis, durante a condução.
Produzidos em San José Chiapa, no México, os novos modelos PHEV estarão disponíveis para encomenda na Europa a partir de meados de junho. O lançamento inicial está planeado para o terceiro trimestre do corrente ano.
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