top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

Quadrifoglio Super Sport celebra glória nas Mille Miglia

Atualizado: 18 de mai.

Edições especial Super Sport do Giulia e do Stelvio Quadrifoglio celebram o primeiro triunfo da Alfa Romeo numa corrida mítica, em 1928. Estes modelos apresentam detalhes estéticos e equipamentos novos.



Quase a celebrar um século desde o seu primeiro triunfo nas Mille Miglia, em 1928, a Alfa Romeo lança agora uma nova edição especial para os Giulia e Stelvio Quadrifoglio, denominada Super Sport, com produção limitada a 275 e 175 unidades, respetivamente (total de 450 automóveis).

 

Esta série especial limitada presta homenagem à história desportiva da marca, nomeadamente ao primeiro triunfo conquistado na icónica prova italiana, então conseguido pelo 6C 1500 Super Sport. Para os Giulia e Stelvio Quadrifoglio Super Sport, o Centro de Estilo da Alfa Romeo trabalhou na reinterpretação comemorativa do logótipo “Quadrifoglio”, agora em preto pela primeira vez em mais de 100 anos de história.



Assim, em lugar do fundo branco do triângulo que tradicionalmente enquadrava o trevo de quatro folhas verde, está agora o preto. Esta não é a primeira vez que que a marca italiana trabalha no seu símbolo de desportividade. No ano passado, por ocasião do seu centenário, o logótipo Quadrifoglio foi embelezado com uma moldura dourada e as datas (1923-2023) que definem um século de paixão pelo desporto, pela performance e pelas corridas.

 

Esteticamente, destaque ainda para a utilização generalizada da fibra de carbono, visível no tejadilho (apenas no Giulia em opção), no "V" do escudo e nos espelhos retrovisores, bem como para as jantes de liga leve desportivas com acabamento polido de cinco furos, de 19" para o Giulia e de 21" para o Stelvio, com novas pinças de travão pretas.



 Os modelos estão disponíveis nas cores “Rosso Etna” de três camadas, “Nero Vulcano” metalizado e “Bianco Alfa” (apenas no Giulia). De resto, apresenta o mesmo visual introduzido pelo ligeiro “facelift” recente, como os faróis "3+3" com nova iluminação de matriz Full-LED com luz de máximos adaptativa.


O interior, pautado pela tónica desportiva, assume elementos referenciais como a nova fibra de carbono tridimensional com acabamento vermelho, ao passo que nos apoios de cabeça dianteiros, a costura vermelha do logótipo “Super Sport” e a numeração em preto certificam a exclusividade da série limitada. O volante é estofado em pele e Alcantara com costuras pretas e detalhes em fibra de carbono.



 O painel de instrumentos tem o histórico design "telescópico", incluindo o ecrã TFT de 12,3" totalmente digital. No Quadrifoglio, para além dos três grafismos disponíveis em toda a gama Alfa Romeo - “Evolved”, “Relax” e “Heritage” - é também oferecida a exclusiva configuração “Race”, a qual reúne no ecrã central todas as informações essenciais para o condutor: tacómetro, velocímetro e luzes para a mudança de velocidade quando em modo sequncial/manual. O condutor pode ainda personalizar as barras laterais, incluindo informações sobre o desempenho e performance.


Técnica sem mexidas 

Tecnicamente, porém, não existem novidades. Mantém-se o motor V6 de 2.9 litros com 520 cv de potência e diferencial autoblocante mecânico para maior competência dinâmica, sobretudo à saída das curvas. Ambos os modelos também retêm o equilíbrio de peso, a ligeireza e a precisão da direção aliada a um chassi afinado a preceito para oferecer ao condutor sensações dinâmicas de condução.



No Giulia, a aerodinâmica ativa evidencia-se com o difusor dianteiro em fibra de carbono: quando ativado, controla a qualidade do fluxo de ar sob o veículo, para aumentar a estabilidade e o desempenho. O sistema de escape Akrapovic também está presente para uma experiência sonora única.

 

Homenagem ao 6C 1500 Super Sport 

Após a boa classificação do RL na primeira edição daquela que ficou conhecida como a "corrida mais bonita do mundo", em 1928 o 6C 1500 Super Sport (Mille Miglia Speciale) conduzido por Giuseppe Campari e Giulio Ramponi dominou a Mille Miglia, prova disputada entre 31 de março e 1 de abril.



Depois de uma maratona de 1.621 km, apenas 40 dos 82 concorrentes chegaram à meta, com o 6C 1500 Super Sport (em configuração Spider Zagato) a cumprir a prova em 19 horas, 14 minutos e 5 segundos a uma velocidade média de 84,128 km/h. Para a Alfa Romeo, foi a primeira de uma série de 11 vitórias na Mille Miglia, um recorde que permanecerá inquebrável. Mas foi também a primeira grande vitória do novo 6C 1500, o precursor de uma nova geração de automóveis Alfa Romeo projetados por Vittorio Jano.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page