Na próxima geração do M3, planeada para 2027, duas versões: elétrica e térmica
É a confirmação de um rumor que surgiu em 2022, depois de Frank van Meel, o patrão da M, admitir o interesse da divisão da BMW na produção de desportivos com motores elétricos, encontrando-se uma fórmula para fazê-lo sem comprometer a imagem muito especial construída pela empresa fundada em 1972.
A BMW M revelou a primeira imagem de protótipo baseado no i4 M5 com 400 kW/544 cv produzido para testar sistema novo com quatro motores e programas específicos de controlo do chassis, reconhecendo, adicionalmente, que este modelo é uma espécie de “ponto de partida” para o desenvolvimento do “hardware” e do “software” da próxima geração de desportivos elétricos.
A extensão do compromisso da BMW com a mobilidade elétrica à divisão desportiva M não tem nada de surpreendente, depois da celebração dos 50 anos com o híbrido Plug-In XM ou dos lançamentos de versões “i” de Série 4, Série 5 ou Série 7. No i4 M50, dois motores, um por eixo, ambos alimentados por bateria de iões de lítio com 83,9 kWh de capacidade bruta – velocidade máxima limitada a 255 km/h, 0-100 km/h em 3,9 s e até 519 km entre recargas são alguns dos números que os alemães reivindicam.
O protótipo na fotografia também tem componentes “importados” do M3 e do M4 que aumentam sobremaneira a refrigeração e, sobretudo, a rigidez torsional do automóvel, além de criarem espaço para a admissão de um segundo motor elétrico nos dois eixos! Esta fórmula permite, por exemplo, o controlo individual das rodas. Logo, dependendo tanto dos movimentos no volante como da pressão aplicada no acelerador, a repartição do binário é otimizada para tração extra em superfícies escorregadias e manutenção da estabilidade em curva.
E os técnicos da M trabalham, ainda, no desenvolvimento de sistema elétrico novo que entregue a potência de forma linear, como é habitual nas mecânicas térmicas assinadas pela divisão. «A eletrificação liberta-nos, abre-nos as portas à hipótese de estendermos os limites dinâmicos dos automóveis que fabricamos. Os primeiros resultados do plano são excitantes. Antecipo desportivos ainda mais ágeis e precisos”, concluiu o diretor de desenvolvimento da divisão, Dirk Haecker.
A M planeia vender mais desportivos com sistemas elétricos e híbridos Plug-In que com mecânicas a gasolina a partir de 2028, de acordo com Frank van Meel. E Frank Weber, o número um da empresa de Munique para o desenvolvimento de produtos novos, disse que a próxima geração do M3 contará com uma versão EV. O modelo baseado na Neue Klasse, plataforma com estreia planeada para breve, tem lançamento programado para 2027. O nome iM3 registado pelo fabricante alemão é “carta fora do baralho”, disseram os dois responsáveis!
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