Os controlos de velocidade média instalados na ponte que liga as duas margens do Tejo vão entrar em funcionamento já este sábado, 15, comunicou a GNR. Na fase de testes, registo de uma velocidade máxima de 277 km/h, mais do dobro do limite legal permitido.
A partir de dia 15 de junho, os radares de controlo de velocidade média vão começar a autuar os infratores na Ponte Vasco da Gama, terminando assim a fase de testes que estava em vigor desde há uns meses.
O anúncio foi feito pela Guarda Nacional Republicana (GNR), após a celebração de um acordo com a Lusoponte, no dia 12 de junho, para a entrada em funcionamento dos aparelhos de controlo de velocidade naquela via rodoviária.
Segundo o comunicado da autoridade policial, “a colaboração entre a GNR e a Lusoponte tem como prioridade constante a segurança rodoviária dos seus utilizadores, numa parceria cada vez mais estreita e robusta, materializada através da assinatura deste protocolo, que permite a disponibilização de equipamentos de controlo de velocidade na PVG [NDR: Ponte Vasco da Gama] por parte da Lusoponte à GNR”.
Os troços controlados por radar estão devidamente identificados por sinalização vertical através do sinal de informação H42.
Fim às corridas
Um dos objetivos da GNR é travar o fenómeno de corridas ilegais que ainda se mantinham na Ponte Vasco da Gama, numa prática que já dura há vários anos, por vezes, com graves consequências em termos de segurança rodoviária, como adianta a própria força policial, que pretende desta forma a “erradicação do fenómeno das corridas ilegais”.
“A elevada intensidade de trânsito, os frequentes congestionamentos, e os acidentes rodoviários, muitas vezes graves devido ao excesso de velocidade, evidenciam a necessidade e importância da implementação de medidas de segurança proativas na PVG”.
Velocidade furiosa
De destacar que, durante a fase de testes, que decorreu durante três meses, foram controlados mais de 100.000 veículos, tendo sido verificadas 275 infrações muito graves (a partir dos 181 km/h), 1.109 infrações graves (de 151 km/h a 180 km/h) e 23.601 infrações leves (de 121 km/h a 150 km/h). A velocidade de 277 km/h, foi o maior excesso registado pela GNR durante esta fase.
A Guarda Nacional Republicana é responsável pela fiscalização e ordenamento do trânsito em 97% da rede viária em Portugal continental, dispondo, para tal, de valências específicas, que garantem a livre circulação e a integridade dos utentes das vias. Estes radares vêm assim apertar a malha aos condutores que todos os dias atravessam aquela ponte.
Recorde como funcionam os radares de controlo de velocidade média, cuja atuação difere dos radares de controlo de velocidade instantânea.
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