top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

Portugal no WRC até 2026

Atualizado: 11 de mai.

A ronda portuguesa do Mundial de Ralis vai manter-se no mapa do campeonato até 2026, após a assinatura de contrato novo entre a entidade organizadora da prova, o Automóvel Club de Portugal (ACP), e o promotor do WRC.



O Rali de Portugal vai manter-se no calendário do Mundial de Ralis até 2026, após a assinatura, na Exponor, de um novo acordo entre o Presidente do ACP, Carlos Barbosa, e o Diretor Geral do WRC Promoter, Jona Siebel.


Disputado pela primeira vez em 1967, o Rali de Portugal integra o grupo restrito de fundadores do Mundial de Ralis, em 1973, ano em que foi a terceira prova do calendário, ao lado de outros eventos emblemáticos como o Monte Carlo

A prova tornou-se, rapidamente, numa das mais populares e foi considerada, por cinco vezes, a melhor do calendário. Após uma ausência entre 2002 e 2006, o Rali de Portugal regressou em 2007 e, desde 2009, que faz parte, ininterruptamente, do calendário anual da modalidade.

 

“É um grande orgulho assinarmos o contrato para 2025 e 2026", afirmou Carlos Barbosa. "É o reconhecimento de toda a qualidade organizativa do Rali de Portugal. Convém não esquecer que há 1.200 pessoas envolvidas na organização do rali, mais 600 agentes de segurança. É uma operação enorme e temos, consecutivamente, um dos melhores do rali do mundo. É importante agora termos um contrato a dois anos, até porque as câmaras são parceiras importantíssimas do evento e agora podem prever os seus orçamentos para o rali, pelo menos até 2026”, destacou o Presidente do ACP.



Por seu turno, Jona Siebel aproveitou a ocasião para tecer elogios à prova portuguesa: "Estivemos aqui na comemoração dos 50 anos do WRC, em 2022, e foi um sucesso. Este ano, tivemos aqui o fórum Beyond Rally e voltou a ser um sucesso. A vertente desportiva é sempre de alto nível e, além disso, temos uma grande abertura para estes eventos paralelos. Isso é muito importante para o desporto. E basta ver que temos um milhão de pessoas ao longo dos quatro dias do rali. É incrível. Estamos muito contentes com este acordo”, afirmou o responsável do WRC Promoter.

 

Este acordo reveste-se de grande relevância para o panorama desportivo nacional, já que o WRC atravessa atualmente um momento em que se fala cada vez mais de uma expansão para outros países com pouca tradição, mas mais fortes comercial e financeiramente, às custas de uma redução do peso do continente europeu.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page