Renault 4 E-Tech Elétrico por 29.500 €
- José Caetano
- 12 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de mar.
A Renault anunciou a abertura das encomendas para o 4 E-Tech Elétrico. Na gama, duas versões, uma com motor de 90 kW (120 cv/225 Nm) e bateria com 40 kWh de capacidade (e promete-se até 308 km de autonomia), outra com motor de 110 kW (150 cv/245 Nm) e bateria com 52 kWh de capacidade (e até 409 km). A primeira é proposta a partir de 29.500 € e a segunda desde 33.000 €.

A Renault já aceita encomendas em Portugal para 4 E-Tech Elétrico, o Sport Utility Vehicle (SUV) elétrico baseado na mesma plataforma do 5 E-Tech Elétrico, a AmpR Small, com que a marca do losango propõe, no segmento B, alternativa ao Captur com mecânicas de combustão interna e híbridas. Este subcompacto com 4,140 m de comprimento e 2,620 m entre eixos apresenta-se equipado com dois motores e duas baterias: 90 kW/120 cv e 40 kWh de capacidade, 110 kW/150 cv e 52 kWh de capacidade – anunciam-se até 308 km de autonomia para o primeiro e até 409 km para o segundo, de acordo com o protocolo de homologação WLTP.
O 4 E-Tech Elétrico, independentemente da combinação motor-bateria, produz-se apenas com tração dianteira e é apresentado pela Renault como a referência nova da categoria no que respeita à modularidade de interior muito espaçoso, devido à arrumação das baterias sob o piso do habitáculo – e este posicionamento explica, também, a capacidade da mala: 420 litros, com os encostos dos bancos traseiros na vertical.
O R4 E-Tech Elétrico com 90 kW encontra-se disponível desde 29.500 €, enquanto o topo de gama com 110 kW é proposto a partir de 33.000 €. Nos dois casos, estes preços correspondem às versões com o nível de equipamento menos dotado, que recebe a designação de “evolution”. No SUV com mais potência, versões “techno” e “iconic” (35.000 € e 37.000 €, respetivamente).
Inspirado no 4 produzido de 1961 a 1994, o SUV novo caracteriza-se pelo desenho diferenciado, por combinar elementos que recordam o modelo original com linhas futuristas, e a promessa de polivalência na utilização, por contar com um sistema (Extended Grip) que otimiza a tração em todas as condições de condução e sobre todos os tipos de pisos. A capacidade de reboque anunciada é de 750 kg. Entre os equipamentos, programa multimédia OpenR Link com Google integrado e mais de 50 aplicações e serviços úteis, incluindo o Reno, avatar da Renault com ChatGPT.

As duas versões do Renault 4 E-Tech elétrico estão equipadas com um carregador bidirecional de 11 kW, o que permite aceder à função “Power to Object” (V2L) para ligar um aparelho de 220V à bateria do automóvel. Com esta potência, 15% a 80% de carga em 3h13 (bateria com 55 kWh de capacidade) ou 2h27 (40 kWh). Os dois 4 admitem carregamentos rápidos (100 kW na autonomia conforto, designação do acumulador de energia maior, 80 kW na autonomia urbana). E, assim, aumenta-se a carga armazenada de 15% para 80% em 0h30.
A Renault também confirmou a disponibilidade posterior de versão Plein Sud do 4, que contará com teto em lona (abre-se e fecha-se eletricamente).
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