Marca do losango surpreende em Genebra-2024. Primeiras fotos e vídeos de automóvel que tem já mais de 50.000 interessados na Europa...
No regresso do Salão de Genebra ao “mapa” das maiores exposições mundiais, após o cancelamento da edição de 2020, na sequência das restrições impostas pelas autoridades locais para “atacar” a pandemia de COVID-19 que começava a contaminar o Velho Continente, Renault como “cabeça de cartaz”, com a geração nova do 5, que tem a particularidade de apresentar-se apenas com versões elétricas e substituir o Zoe na gama da marca do losango!
O 5 novo mede 3,92 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,50 m de altura e 2,54 m entre eixos, tem mala com 326 litros de capacidade, com os encostos dos bancos posteriores na configuração normal, na vertical, assenta na plataforma AmpR Small da Ampere, a divisão criada pela Renault para a gama de automóveis elétricos, arquitetura técnica que integra componentes das bases de Clio e Captur, e apresenta-se com três níveis de potência (70 kW/95 cv, 90 kW/120 cv e 110 kW/150 cv) e duas baterias de iões de lítio, com capacidades de 40 kWh e 52 kWh.
Este segmento B mais compacto que Clio e Zoe é o “rosto” da transição energética na marca francesa e, também, o modelo mais importante da estratégia Renaulution desenvolvida sob a liderança do italiano Luca de Meo, que assumiu a liderança do consórcio em janeiro de 2021, por ter como missão a “democratização da eletrificação do automóvel”. O 5 E-TECH Electric (100% Elétrico em Portugal) tem abertura de encomendas programada para maio, originalmente só na versão de topo (150 cv, 52 kWh, autonomia até 400 km), que acelera de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos e tem velocidade máxima limitada, eletronicamente, a 150 km/h. O início das entregas aos clientes está planeado apenas para setembro.
As demais versões têm lançamentos previstos apenas para o primeiro quadrimestre de 2025, mantendo-se a promessa de disponibilizar o 5 com 95 cv e 40 kWh por cerca de 25.000 €. Antes, em outubro, no Mondial de l’Automobile, em Paris, França, estreia mundial da geração nova do Renault… 4, que a Renault apresenta como a alternativa elétrica ao Captur com mecânicas de combustão interna.
Brevemente, em www-e-auto.pt, contamos-lhe tudo sobre a geração nova de modelo que entrou no catálogo da Renault em 1972 e conquistou quase 10 milhões de clientes até 1996, ano do ponto final na produção. O modelo revelado em Genebra mantém o essencial do desenho do protótipo revelado em janeiro de 2021, que tem muitos elementos inspirados no R5 Turbo (1980-1984)
Comments