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Renault 5 Turbo 3E: 540 cv!

Sucessor espiritual do 5 Turbo e do 5 Turbo 2 produzidos durante a década de 1980, o Renault 5 Turbo 3E "promete" desempenho fora de série, por contar com muitas tecnologias de ponta e dois motores elétricos traseiros que produzem, combinados, 540 cv. Anuncia-se a produção de apenas 1980 unidades, todas numeradas.


Renault 5 Turbo 3E

Construído sobre uma plataforma personalizada em alumínio e adaptada a um desempenho mais elevado, o Renault 5 Turbo 3E é o resultado de uma colaboração entre a Renault, a Alpine e vários parceiros tecnológicos para áreas como a dos motores elétricos (nas rodas) ou para a estrutura em fibra de carbono.


Visualmente, o Renault 5 Turbo 3E é exuberante. O fabricante, para este desportivo compacto muito especial, anuncia 0-100 km/h em 3,5 segundos!

 

Visualmente impactante, este Renault define-se pela exuberância, com para-choques proeminente e asas traseiras imponentes, mostrando ao mesmo tempo grande cuidado com a aerodinâmica. O “design”, uma vez mais imaginado pela equipa liderada por Gilles Vidal, é inspirado no dos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais, mas também conta com naturais pontos de contacto com o 5 E-Tech lançado em 2024.



Comparado com esse, o para-brisas do 5 Turbo 3E foi recuado e a distância entre eixos aumentada para 2,57 m, obtendo-se ainda como medidas exteriores 4,08 m de comprimento, 2,03 m de largura e 1,38 m de altura. Mudam ainda as portas e a lotação permitida: duas portas e duas pessoas, apenas.

 

Na frente, reinterpreta o esquema dos seus antecessores: faróis quadrados principais – tecnologia LED – auxiliados por dois faróis quadrados inferiores, originalmente de longo alcance mas agora como luzes diurnas LED. O difusor aerodinâmico que circunda o para-choques e a grande saída de ar no capot ajudam a otimizar a força descendente. Atrás, destaque para o spoiler na parte superior e para o difusor que sobressai no para-choques. As jantes de 20 polegada conferem-lhe robustez, ao passo que a bateria com 70 kWh de capacidade está situada sob o piso, em posição central, o que baixa o centro de gravidade.

 

O Renault 5 Turbo 3E estará disponível em várias cores exteriores, algumas recordando as decorações históricas dos 5 Turbo e 5 Turbo 2, como o “Rouge Grenade” dos modelos de produção, ou o amarelo, branco e preto do modelo de rali "Tour de Corse 1982”.


Renault 5 Turbo 3E

Desempenho de supercarro 

O objetivo assumido para este Renault era um valor inferior a 3,5 segundos para cumprir a aceleração dos 0 aos 100 km/h, assumindo o estatuto de modelo de estrada mais potente alguma vez proposto pelo Grupo Renault. Beneficiando da ajuda da Alpine, já com experiência neste campo, o 5 Turbo 3E conta com motores montados nas rodas traseiras, o que lhe permite gerir um valor impressionante de 4800 Nm, melhorando, ao mesmo tempo, as respostas ao acelerador e reduzindo o peso, que é de cerca de 1450 kg.


Bateria tem 70 kWh de capacidade, o que permite antecipar mais de 400 km de autonomia, acelerando-se moderadamente

 

Quanto à potência, são dois motores de 272 cv (200 kW) cada, para um valor combinado de 540 cv, o que lhe garante relação peso/potência de 2,7 kg/cv. O tempo previsto para a aceleração de 0 aos 100 km/h é inferior a 3,5 segundos, enquanto a velocidade máxima está cifrada em 270 km/h. A autonomia deverá superar os 400 km, esperando-se ainda homologação WLTP. O carregamento completo da bateria, em corrente alternada AC, demora cerca de oito horas com o carregador de bordo de 11 kW. Ao dispor de arquitetura de 800 V, pode também receber potência de recarga mais alta – até 350 kW nos postos CC. Assim, a recarga da bateria dos 15 aos 80% demorará apenas 15 minutos.


Renault 5 Turbo 3E

Tal como no Alpine A290, dispõe de botões no volante para aumento de potência para as ultrapassagens, regulação da travagem regenerativa (em quatro níveis) e alterar os modos de condução, com o sistema Multi-Sense (modos “Snow”, “Regular”, “Sport” e “Race”, que inclui, igualmente, a função de “drift”). Um dos aspetos curiosos é a escolha de um travão de mão vertical (ao estilo dos ralis) para os momentos de “drift”.


Interior desportivo 

A bordo, destaque para os bancos tipo “baquet” e cintos de segurança de seis pontos, componentes feitos principalmente em carbono para reduzir o peso e com recurso a materiais como a Alcantara para os bancos e o painel de instrumentos. No lado tecnológico, há ainda dois ecrãs de 10,1 e de 10,25 polegadas, que compõem o sistema OpenR com vários serviços Google incorporados e atualizáveis, como o Google Maps.


Renault 5 Turbo 3E

Também o interior será extensamente personalizável, por exemplo, nos revestimentos dos bancos, painel de bordo, painéis das portas ou consola central.

 

A produção deste Renault 5 Turbo 3E estará limitada a 1980 unidades, em homenagem ao ano de lançamento do Renault 5 Turbo original, todas elas numeradas. As reservas serão abertas nas próximas semanas e as primeiras entregas terão lugar apenas no primeiro semestre de 2027.

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