Os grupos Renault e Volvo anunciaram a criação oficial de uma parceria com vista ao desenvolvimento da próxima geração de veículos comerciais elétricos
Após o memorando de entendimento assinado no passado mês de outubro, o Renault Group e o Volvo Group (entidade distinta da Volvo Cars, que é detida pela Geely) obtiveram as aprovações necessárias para lançar a oficialmente a Flexis SA, companhia que irá desenvolver a geração seguinte de veículos comerciais 100% elétricos com base numa plataforma para Veículos Definidos por Software (SDV) a pensar também numa vasta panóplia de serviços associados.
Com um plano de investimento de 300 milhões por parte de cada grupo ao longo dos próximos três anos, esta nova companhia irá abordar as necessidades crescentes relacionadas com a descarbonização no setor dos transportes de bens e mercadorias e logística urbana de entregas eficientes. A sede será em França.
Também com um investimento de 120 milhões de euros previsto na Flexis, a CMA CGM S.A., empresa francesa de transporte marítimo e de contentores, sediada em Marselha. terá um envolvimento estratégico, procurando desta forma acelerar também a descarbonização do setor dos transportes.
A nova família de veículos comerciais elétricos criados nesta plataforma definida por software será lançada pela nova companhia a partir de 2026, com os próximos dois anos a serem de criação conjunta da planos de ação e de estratégias de produção.
Comments