Inspirado num dos nomes históricos da Renault, o Filante Recorde 2025 é um protótipo 100% elétrico desenvolvido para maximizar a eficiência energética de forma a conseguir recordes de consumo e de autonomia. Com bateria de 87 kWh, os seus pontos fortes são a aerodinâmica e o peso reduzido.
Protótipo totalmente elétrico, o Filante Recorde 2025 foi desenvolvido para maximizar a eficiência energética, tendo como objetivo estabelecer um novo recorde de consumo e de autonomia, com uma bateria de 87 kWh, ou seja, a mesma capacidade do Scenic E-Tech elétrico. Criado como um laboratório de investigação para fazer avançar novos conceitos associados com a eletrificação, o Filante Recorde 2025 inspira-se no 40 CV des Records (1925-1926) e no Étoile Filante (1956), que estabeleceram recordes históricos para a marca francesa, sendo assim uma ponte entre o passado e o futuro.
Um dos seus aspetos mais particulares é o formato de monolugar com uma carroçaria aerodinâmica e alongada, com 5,12 metros de comprimentos e 1,19 metros de altura, com apenas 1000 kg de peso, de certa forma inspirando-se no “design” aeronáutico e na história da marca.
De acordo com Sandeep Bhambra, Diretor de “Design” Avançado da Renault e Ampere, este protótipo foi concebido “como uma escultura em movimento”, com inspiração nos “nos aviões de combate e nos recordes de velocidade do século XIX e reflete simultaneamente desempenho e elegância intemporal. Cada centímetro da superfície foi trabalhado para captar a luz e realçar as linhas da carroçaria, que parecem fundir-se no ar. Os vidros azuis e a paleta de cores sublinham ainda mais esta impressão de leveza e de ar. O design como um todo procura transmitir uma impressão de fluidez e leveza”.

Revisitar o passado
O Renault Filante Recorde 2025 apresenta-se com carroçaria em azul ultravioleta, nova tonalidade que parece azul ou violeta consoante os reflexos da luz e o ângulo de visão, evocando diretamente o 40 CV des Records. Muitos outros pormenores lembram também os modelos emblemáticos que inspiraram o design deste concept car: os faróis redondos, as rodas separadas da carroçaria (40 CV des Records e Nervasport des Records), mas também as carenagens das rodas (Etoile Filante), a grelha pontiaguda, a posição do habitáculo e a correia de regulação dos bancos (40 CV des Records).
As carenagens reforçam o aspeto monolítico do “concept”, melhorando simultaneamente a penetração do ar, sendo uma das características deste modelo, ao passo que as jantes foram cuidadosamente trabalhadas de modo a minimizar o seu impacto no desempenho, assim como os braços de suspensão.
Embora o processo de desenvolvimento aerodinâmico tenha sido orientado por simulações computacionais, os engenheiros planeiam realizar testes em túnel de vento na primavera deste ano, os quais servirão para confirmar os resultados da simulação e para efetuar os ajustes necessários para aperfeiçoar a conceção do Filante Recorde 2025.
O peso também foi uma prioridade na conceção do Filante Recorde 2025, sendo patente em elementos como os parafusos visíveis na carroçaria, detalhe que também mimetiza o das técnicas de construção aeronáutica. O objetivo foi tornar o veículo mais leve e visualmente contemporâneo, sendo fruto do resultado conjunto dos engenheiros e “designers” da Renault e da Ligier Automotive.
Ao maximizar a utilização da fibra de carbono em diversos componentes do chassis e da carroçaria (combinando-se com ligas de alumínio e de aço), o peso do Filante Recorde 2025 ficou abaixo dos 1000 kg. Para reduzir ainda mais o peso do veículo, a equipa de engenharia utilizou Scalmalloy, uma liga de alumínio, de alta resistência, especialmente concebida para a impressão 3D. Desta forma, os engenheiros conseguiram fabricar peças complexas com extrema precisão, reduzindo simultaneamente o peso total do veículo.

Interior também minimalista
O “design” interior do Filante Recorde 2025 segue a mesma abordagem do exterior, com um “cockpit” inspirado nos mundos da aviação e das viagens espaciais. Num ambiente reduzido, cada componente ou sistema (funções de segurança e de abertura, cruise control, acelerador, travagem, etc...) está ao alcance do condutor de forma ergonómica.
A escolha dos materiais também reflete este pensamento: o banco do condutor, por exemplo, é fabricado em lona esticada, semelhante a uma rede, adaptando-se à forma do corpo do condutor. O banco é suportado por finas lâminas de carbono revestidas por um tecido técnico, uma escolha novamente inspirada nas indústrias aeronáutica e aeroespacial. Cada função é apresentada num ecrã digital ultrafino.
O volante adota uma arquitetura de controlo inovadora, na qual os manípulos controlam as funções de aceleração, travagem e direção, utilizando tecnologias steer-by-wire e brake-by-wire totalmente eletrónicas, discretamente integradas numa estrutura impressa em 3D. No centro do volante, um ecrã panorâmico flexível enrolado num cilindro permite a visualização de dados essenciais, como a velocidade, a autonomia e os parâmetros de condução. Por fim, o volante está ligado à bolha protetora do “cockpit”, elevando-se quando esta é aberta para facilitar a entrada e saída do condutor.
Um sistema avançado de circulação de ar permite ventilar o “cockpit” sem necessidade de peças mais técnicas, mais uma vez com o objetivo de economizar peso e energia.
Laboratório sobre rodas
Na vertente técnica, o Filante Recorde 2025 assume-se como um autêntico laboratório sobre rodas para as futuras tecnologias automóveis, desde logo com a inclusão de tecnologias “steer-by-wire” e “brake-by-wire”, ou seja, com a impulsos eletrónicos a comandarem os sistemas de direção e de travagem e sem elementos mecânicos convencionais.
Tecnologia "steer-by-wire"
Bastante relevante é a tecnologia "steer-by-wire" que, ao contrário dos sistemas convencionais, que utilizam uma coluna de direção mecânica para ligar o volante às rodas, baseia-se numa ligação eletrónica entre o volante e os motores da cremalheira de direção. Quando o condutor vira o volante, o sistema envia sinais elétricos para uma unidade de controlo eletrónico (ECU) central que determina a melhor forma de virar o automóvel, não só com as rodas dianteiras, mas também com outros componentes como o motor, os travões e a suspensão. Esta tecnologia permite também reduzir o peso e melhorar a compactação dos componentes.

O modelo conta também com tecnologia “cell-to-pack”, fornecida pela Ampere, e que permite a integração direta das células no conjunto de baterias sem módulos intermédios. Esta técnica reduz o peso do conjunto de baterias, otimizando simultaneamente o seu formato e o espaço disponível. Vale a pena notar que, do peso total de cerca de uma tonelada, a bateria representa cerca de 600 kg.
O Filante Recorde 2025 está equipado com pneus Michelin de 19 polegadas, especialmente concebidos para equilibrar desempenho e autonomia. Neste projeto, os engenheiros do centro tecnológico da Michelin utilizaram materiais para reduzir a dissipação de energia relacionada com os pneus, nova arquitetura para aplanar melhor a superfície de contacto e um formato mais esbelto e estreito para melhorar a aerodinâmica do veículo.

Fruto dos avanços nesta área, o coeficiente da resistência ao rolamento é cerca de 40% inferior, com cerca de 4 kg/tonelada em condições de utilização do automóvel, contra cerca de 6,5 kg/tonelada para um pneu de automóvel convencional.
Este veículo da Renault será apresentado no salão automóvel Rétromobile, em Paris, de 5 a 9 de fevereiro de 2025, antes de ser utilizado para tentar estabelecer um novo recorde de eficácia no primeiro semestre do ano.
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