Robôs Hyundai carregam elétricos
- Pedro Junceiro
- 26 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de mai.
Robôs fornecidos pelo Grupo Hyundai vão ajudar a carregar veículos elétricos no Aeroporto Internacional de Incheon, em Seul, na Coreia do Sul, tendo por base recursos de inteligência artificial (AI). O objetivo é melhorar a conveniência e segurança no aeroporto, mas também aprofundar a investigação nesta área por parte do construtor asiático.

O Hyundai Motor Group estabeleceu um acordo estratégico com a Incheon International Airport Corporation para implementar serviços de robôs de carregamento automático de veículos elétricos, tendo por base a inteligência artificial (AI) no Aeroporto Internacional de Incheon, em Seul, na Coreia do Sul.
Os robôs operam com recurso a inteligência artificial e possuem certificação de segurança para melhorar a conveniência e a segurança no aeroporto, expandindo o domínio da robótica da Hyundai ao mesmo tempo que valida a facilidade de utilização e recolhe o “feedback” dos utilizadores.
Esta é a primeira etapa de implementação de um Memorando de Entendimento assinado a 22 de maio entre o Incheon International Airport Corporation (IIAC) e o Hyundai Motor Group, por intermédio de Heui Won Yang, Presidente e Diretor da Divisão de Investigação e Desenvolvimento (I&D) do Hyundai Motor Group, e por Hag Jae Lee, Presidente e Diretor Executivo da Incheon International Airport Corporation.
“Esta colaboração servirá como um marco significativo na avaliação dos benefícios práticos das futuras tecnologias de mobilidade, combinando as capacidades de robótica e Inteligência Artificial do Hyundai Motor Group com a extensa experiência operacional da Incheon International Airport Corporation”, disse Won Yang, do Hyundai Motor Group. "O Hyundai Motor Group tem como objetivo oferecer uma experiência de mobilidade mais conveniente e aprimorada por meio de uma solução de carregamento automático personalizada que pode ser utilizada em qualquer ambiente", acrescentou.
O empreendimento aproveita a robótica avançada e a experiência em IA da Hyundai para agilizar o carregamento de veículos elétricos e acomodar o fluxo esperado de passageiros após a quarta fase de expansão do Aeroporto de Incheon e a transformação do espaço num ‘Centro de Inovação de IA da Aviação’.
“No futuro, o Aeroporto Internacional de Incheon continuará a avançar como o principal aeroporto digital do mundo, com base na sua excelente infraestrutura e capacidades tecnológicas”, afirmou Hag Jae Lee, Presidente e CEO da Incheon International Airport Corporation.
Este projeto tem já a certificação em termos de segurança por parte das autoridades coreanas (KC) e das europeias (CE), antevendo-se assim também a sua potencial utilização em infraestruturas europeias no futuro, como aeroportos, portos marítimos e caminhos-de-ferro.
Comments