Rovanpera indomável no Rali das Canárias
- José Caetano
- 27 de abr.
- 2 min de leitura
Kalle Rovanpera protagonizou mau início de temporada no WRC (quarto no Monte Carlo, quinto na Suécia, abandono no Quénia), mas está a dominar a ronda quatro do Mundial de 2025, nas Canárias, Espanha. O ás finlandês, em 13 “especiais”, foi o mais rápido em... 12! Até à bandeira de xadrez, só mais cinco “especiais”, incluindo a Power Stage, e 58,38 km ao cronómetro…

O finlandês Kalle Rovanpera, 24 anos, ainda procura a primeira vitória no WRC em 2025, após mau arranque de temporada (quarto no Monte Carlo, quinto na Suécia e abandono no Quénia!), mas o campeão mundial de 2022 e 2023 está muito bem posicionado para conquistá-la nas Canária, Espanha, rali que figura pela primeira vez no mapa do Mundial. O piloto da Toyota, no GR Yaris Rally1, em 13 “especiais”, foi o mais rápido em… 12 – perdeu apenas a 13.ª, que terminou em quarto, a 0,6 s do companheiro de equipa Elfyn Evans, o comandante do campeonato!
O Rali das Canárias termina este domingo, depois de cinco “especiais” e 58,38 km ao cronómetro, incluindo a Power Stage com 13,47 km. Rovanpera tem 15 vitórias, não ganha no WRC desde o Chile-2024 e dispõe de vantagem confortável sobre os dois adversários mais diretos, que também tripulam os GR Yaris Rally1 da Toyota – o francês Sébastien Ogier é segundo, a 45,2 s do prodígio finlandês, e o galês Elfyn Evans terceiro, a 1.08,1 m!

Kalle Rovanpera apresentou-se em Espanha a 57 pontos do comando do Mundial, mas, na ilha espanhola, perdeu só a “superespecial” com 1,8 km na Gran Canária Arena! O finlandês é o “rosto” do domínio da Toyota na ronda quatro do WRC, com quatro GR Yaris no “top-4” – e só não cinco devido ao abandono de Sami Pajari na penúltima “especial” de sábado, quando o finlandês ocupava a quarta posição da classificação, à frente do japonês Takamoto Katsuta.
«Isto está a correr-nos muito bem»
«É verdade, isto está a correr-nos muito bem», disse Rovanperä. «Fizemos algumas alterações no carro para a tarde e senti-me ainda melhor do que durante a manhã.
Precisamos dos pontos e, por isso, pretendemos manter este ritmo até ao final do rali», concluiu o finlandês. Já Evans prepara-se para aumentar a vantagem no topo do campeonato para mais de 40 pontos, devido aos problemas de Thierry Neuville e Ott Tänak, os dois rivais mais diretos no Mundial. Estes pilotos dos Hyundai i20 N Rally1 encontram-se em sexto e sétimo, respetivamente, atrás do companheiro de equipa Adrien Fourmaux, que ascendeu a quinto, após o abandono de Pajari.
Comentarios