top of page
Logotipo | e-auto

RS 4 Avant celebra 25 anos de adrenalina com edição especial

Para celebrar os 25 anos do RS4 original, a Audi lança uma versão especial da RS 4 Avant, com equipamento específico, tanto no exterior, como no interior. Em destaque, o aumento de 20 cv na potência total, para os 470 cv



Desde a década de 1990 que a Audi tem marcado um forte impacto com as suas carrinhas desportivas, inicialmente, com os Avant RS2 e o S6 plus. Agora, a marca alemã celebra o 25º aniversário do RS4 Avant inicial (geração B5), lançado em 1999, o qual dispunha de motor 2.7 litros de seis cilindros em linha com 380 cv de potência, desenvolvido em colaboração com a Cosworth, especialista na conceção de motores com um largo passado na competição automóvel.

 

Porém, muito mudou ao longo de 25 anos, desde logo, a denominação, com a sigla RS e o número (neste caso, o 4) a ficarem separados por um espaço.


Eis então o momento de celebração para o RS 4 Avant edition 25 years, que beneficia de melhorias no motor, suspensão e pneus para incrementar a sua performance.

 

O V6 biturbo do novo modelo debita agora 470 cv de potência, ou seja, mais 20 cv do que anteriormente, ao passo que o binário passa a 600 Nm. Em virtude deste aumento, a aceleração dos 0 aos 100 km/h é cumprida em 3,7 segundos, menos 0,4 segundos do que o RS 4 Avant de base, ao passo que a velocidade de ponta está limitada a 300 km/h. O grupo motriz conta também com um sistema de escape desportivo com saídas em preto mate.



Suspensão melhorada 

Este novo Audi RS 4 Avant edition 25 years inlcui suspensão RS Sport pro e ajuste manual das coilovers para uma configuração mais precisa de dinamismo e conforto. Face a estas melhorias, a altura ao solo é 10 mm mais baixa do que o RS 4 Avant. Os condutores podem ainda baixar a altura ao solo em 10 mm adicionais para um total que é, assim, 20 mm mais reduzida no limite.

 

Outra novidade é a adoção do diferencial quattro sport para maior agilidade e maior favorecimento ao eixo traseiro, sobretudo no modo de condução “Dynamic”. O software de transmissão foi igualmente melhorado para passagens de caixa mais rápidas com uma diferenciação mais evidente entre cada modo de condução.



Um dos elementos exclusivos desta versão RS 4 Avant edition 25 years é o ajuste de camber negativo do eixo dianteiro em dois graus e braços de suspensão mais rígidos. O resultado é um controlo mais eficaz em curva, enquanto um subchassis fixo no eixo traseiro permite também aumentar a rigidez e precisão da traseira. Junta-se ainda um diferencial Torsen melhorado.

 

Para colocar toda essa potência na estrada, a RS 4 Avant edition 25 years surge de série com pneus de alta performance Pirelli P Zero Corsa de 20 polegadas, de conceção mista estrada/pista. Os pneus são montados em jantes de liga leve maquinadas na cor “Palladium” mate. Além disso, têm um “offset” modificado (de ET 22 para ET 18) para sublinhar o carácter desportivo.



Os clientes podem, também, optar por um segundo conjunto de pneus, os P Zero Trofeo RS semi-slick, os quais foram especificamente desenvolvidos para utilização em pista com jantes exclusivas de 20” em preto mate. Com um composto de borracha específico e piso assimétrico, a Pirelli aponta estes pneus como excecionais para utilização em pista seca, com sensores incluídos que avaliam a pressão e a temperatura em tempo real. Adicionalmente, o sistema Pirelli Track Adrenaline, o condutor pode recolher informação em tempo real e receber recomendações para tirar máximo partido da condução em circuito fechado. Outro “extra” para este pack é o conjunto de luvas especiais da Alpinestars, com apontamentos a amarelo.

 

A cor é, aliás, us pontos mais marcantes desta edição comemorativa, que recebe pintura exterior  em amarelo (“Imola Yellow”), mas também com opções de cinzento (“Nardo Gray”) e preto (“Mythos Black”).

 

A carroçaria é ainda agraciada com elementos de desenho especial, como as molduras das janelas laterais em preto brilhante, a inserção preta nos farolins traseiros e anéis e letras do modelo também em preto brilhante. A mesma cor é utilizada para as máscaras dos faróis Matrix LED. As barras de tejadilho foram suprimidas para uma aparência mais desportiva. A inscrição “RS 4 edition 25 years” surge gravada nas janelas entre os pilares C e D, na secção traseira.



Interior especial 

O interior, com as suas costuras decorativas amarelas, evoca a combinação de couro Alcantara preto/amarelo do RS4 Sport de 2001. Pela primeira vez, os tapetes têm um logótipo RS 4 e o tradicional losango vermelho da Audi Sport e as letras RS pretas são agora também amarelas no modelo de edição. O aro do volante, os apoios de braços em pele nas portas, a consola central em Alcantara preta e a alavanca da caixa de velocidades apresentam costuras da mesma cor.



Os bancos estilo “bacquet” RS com costuras em favo de mel e o encosto em carbono apresentam uma combinação de pele preta/Dinamica com costuras amarelas contrastantes. Diretamente abaixo do encosto de cabeça encontra-se a inscrição RS 4 na mesma cor. Os logótipos nas soleiras de entrada e a projeção RS dos LED de entrada são brancos. Os condutores podem ainda selecionar um fundo branco para o tacómetro e velocímetro através do MMI, naquele que é mais um tributo à Audi RS2 Avant de 1994, onde os mostradores analógicos vinham inicialmente em branco.



Sendo uma versão limitada a apenas 250 unidades, cada exemplar conta com uma inscrição mate na consola central a indicar o número, de 1 a 250. A acompanhar o automóvel, a Audi disponibiliza ainda um relógio com detalhes em carbono e amarelo – também limitado a 250 unidades.


RS 5 performance edition junta-se à “festa” 

O RS 5 também recebe uma atualização de potência, com o V6 biturbo a dispor agora de 470 cv de potência e 600 Nm de binário na versão RS 5 Sportback performance edition. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos, o que representa uma melhoria de 0,2 segundos em comparação com o RS 5 Sportback, enquanto a velocidade máxima é de 300 km/h.



Também limitado a 250 unidades, o Audi RS 5 Sportback performance edition surge equipado de série com a suspensão desportiva RS pro com direção progressiva dinâmica e diferencial Torsen melhorado.

 

As encomendas para ambos os modelos deverão abrir em junho, com preços na Alemanha a partir dos 142.905€ para o RS 4 Avant edition 25 years e a partir de 128.420€ para o RS 5 Sportback performance edition.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page