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Sainz dominante no México

Foto do escritor: José CaetanoJosé Caetano

Carlos Sainz (Ferrari) ganhou a edição 25 do Grande Prémio do México, a ronda 20 do campeonato de 2024. Combinada com a terceira posição de Charles Leclerc, a vitória do espanhol, a quarta na categoria-rainha do desporto automóvel, mantém a Scuderia na corrida por título que não vence desde 2008! Lando Norris, segundo, ganha 10 pontos a Max Verstappen, sexto, encolhendo a desvantagem no Mundial de Pilotos de 57 pontos para “apenas” 47.



A edição 75 do Mundial de Fórmula 1 continua ao rubro. Faltando somente quatro grandes prémios – e seis corridas, considerando os Sprints programados para São Paulo (Brasil) e Sakhir (Catar) – para o final da temporada, tudo por decidir entre os pilotos e os construtores! O Grande Prémio do México, a ronda 20 do campeonato, teve resultado que somou incerteza às incertezas. Lando Norris ganhou 10 pontos a Max Verstappen, passando a somar apenas menos 47, e a Scuderia Ferrari, com a primeira posição de Carlos Sainz e a terceira de Charles Leclerc, soma só menos 29 pontos do que a McLaren-Mercedes e está à frente da Red Bull-Honda RBPT.



Carlos Sainz, no Autódromo Hermanos Rodríguez da Cidade do México (durante o fim de semana, assistência recorde de 404 mil espectadores!), cumpriu o objetivo de ganhar outro grande prémio com a Ferrari antes de deixar a Scuderia no final do ano, para rumar à Williams-Mercedes, a escuderia que escolheu para continuar na Fórmula 1, depois da contratação de Lewis Hamilton pela equipa italiana. O piloto espanhol de 30 anos repetiu a exibição dominante de Singapura-2023 e, depois de conseguir a sexta “pole position” da carreira, ganhou pela quarta vez na Fórmula 1, segunda em 2024 – também venceu a terceira corrida da temporada, na Austrália, a 24 de março!



No México, 25.º pódio de Sainz e vitória 248 da Ferrari na Fórmula 1, após início de corrida muito movimentado, com perda da primeira posição para Max Verstappen, o tricampeão em título, imediatamente após o arranque. O espanhol recuperaria o comando pouco tempo depois da “saída de cena” do Safety Car, chamado à ação após colisão entre os monolugares de Yuki Tsunoda (RB-Honda RBPT) e Alexander Albon (Williams-Mercedes) logo nos primeiros metros do grande prémio, durante a travagem para a curva 1.




Sainz manteve-se sempre no comando da ação e, atrás, Verstappen, da Red Bull-Honda RBPT, desentendeu-se com Lando Norris, da Mclaren-Mercedes, durante a luta pela segunda posição. O neerlandês protegeu-se dos ataques do rival na luta pelo título com mão cheia de manobras defensivas irregulares e os comissários da FIA, desta vez, atribuíram-lhe duas penalizações de 10 segundos, que cumpriu na paragem para mudança de pneus.


“Este tipo é perigoso”, exclamou Lando Norris, através do rádio, depois de (outro!) incidente com Max Verstappen. Em Austin, durante o Grande Prémio dos EUA, inglês da McLaren-Mercedes penalizado por ultrapassagem irregular. Na Cidade do México, comissários da FIA menos tolerantes com o neerlandês, que teve de cumprir 20 segundos de penalização antes da troca de pneus por duas manobras defensivas não admitidas desportivamente.

“Este tipo é perigoso”, exclamou Norris durante “mano a mano” que permitiu a Leclerc, da Ferrari, passar de quarto para segundo, lugar que perdeu somente com a bandeira de xadrez quase à vista, devido a saída da pista na curva de acesso à reta principal do circuito mexicano. Menos mal: teve a oportunidade de parar para montar pneus novos no SF-24 e assinar a volta mais rápida da corrida, assim somando ponto de bónus importante para o campeonato.



“Queria, e penso que merecia, mais uma vitória antes de deixar a Ferrari. A equipa não ganha títulos há muitos anos, mas trabalha sempre com esse objetivo debaixo de olho. A época tem sido muito positiva, independentemente das circunstâncias, e nunca perdi a motivação. Felizmente, aqui, com toda a família presente, venci, o que é incrível”, disse Sainz a caminho do pódio na Cidade do México.



No Hermanos Rodríguez, Sergio Pérez dececionante, terminando o grande prémio “doméstico” somente na 17.ª posição, resultado que compromete a permanência na Red Bull em 2025, e Fernando Alonso obrigado a abandonar, depois de cumprir apenas 15 voltas na corrida 400 na Fórmula 1. E seguem-se São Paulo e o Brasil no próximo fim de semana, com Sprint no sábado e grande prémio no domingo!



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