Representando uma passagem de era para a Maserati, o Shamal foi um modelo de desenho pouco consensual entre os adeptos da marca italiana. Mais de três décadas depois do seu lançamento, o modelo é reinterpretado num “restomod” levado a cabo pela Modena Automobili.
Quando foi lançado, em dezembro de 1989, o Shamal representou o derradeiro Maserati produzido sob alçada da De Tomaso, passando pouco depois a ser propriedade da Fiat, em janeiro de 1990. Porém, mais do que representar um modelo de transição, o Shamal destacou-se por algumas características únicas, como o “design” concebido em parceria com Marcello Gandini, autor de modelos como os Lamborghini Miura e Countach, entre muitos outros.
Agora, a Modena Automobili, uma companhia italiana dedicada ao restauro e modernização de automóveis históricos (daí advindo também a designação “restomod”), prepara uma versão modernizada para prestar tributo ao Shamal de outros tempos e, também, para destacar o potencial da produção “made in Italy”.
A base é um chassis original do Biturbo, de 1983, que depois de ter sido digitalizado profissionalmente, vai ser desmontado, revestido e reforçado para alojar o motor V6 biturbo do Maserati Ghibli S, mais moderno e também com um incremento na potência para os 500 cv. Promete acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos e atingir os 285 km/h de velocidade máxima. O motor estará associado a uma caixa automática ZF de oito velocidades com uma calibração especial.
Estética robusta
Agraciado, oficialmente, com a denominação “Maserati Biturbo-Shamal Project MA-01 by Modena Automobili”, este modelo sublinha o aspeto musculado do original, com a empresa responsável por este projeto a indicar que “o ‘design’ musculado é o desejo de modernizar e trazer as linhas do Biturbo-Shamal para o século XXI, adaptado às novas mecânicas, segurança e conforto”.
Destaque para as vias alargadas para acomodar rodas maiores e travões melhorados, com a parte dianteira retangular a incorporar faróis LED inseridos num invólucro de carbono exposto, entradas de ar alargadas e um “splitter” inferior para direcionar o fluxo aerodinâmico. A traseira integra os novos farolins numa faixa negra que contrasta com a carroçaria. O grande extrator com escapes incorporados e o spoiler traseiro com função aerodinâmica completam o visual robusto do Project MA-01.
O projeto teve início em 2022 e prevê-se que as primeiras de 33 unidades previstas possam ser concluídas ao longo do próximo ano.
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