top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

Sinal inteligente deteta uso do telemóvel ao volante

Há tecnologia nova em desenvolvimento para desencorajar mais os condutores a utilizarem os telemóveis durante a condução. Objetivo: baixar a sinistralidade rodoviária e aumentar a concentração na prática da condução



Um sistema de deteção de utilização do telemóvel e de excesso de velocidade está em testes em várias cidades dos EUA, com o intuito de aumentar a atenção durante a condução. O “SmartSign” consiste num sinal móvel de informação para o condutor, recorrendo à combinação entre infravermelhos e micro-ondas para detetar a utilização do telemóvel ao volante, além de casos de excesso de velocidade e até de falta de utilização de cinto de segurança.



Quando alguma daquelas situações é detetada, o sinal digital emite uma mensagem (“Largue o telemóvel” ou “Abrande”) para o condutor, chamando-o à atenção. Dada a sua portabilidade, o “SmartSign” concebido pela SaferStreet Solutions pode ser colocado em locais de trabalhos na estrada ou junto a zonas de escolas, assim aumentando a segurança naqueles pontos mais sensíveis.

 

Em declarações enviadas ao "site" norte-americano Kuow.org, o diretor da companhia, Tim Hogan, anunciou que estes sinais são importantes para ajudar na redução da sinistralidade, por recordarem os condutores da necessidade de adoção de atitudes e comportamentos mais responsáveis.



“Cada vez que um condutor passa um 'SmartSign' é recordado de que deve conduzir de forma segura e isso pode fazer uma grande diferença no seu comportamento. Por exemplo, os 'SmartSigns' reduzem a condução distraída em até 40% quando instalados numa zona durante um período de quatro semanas”, diz o mesmo responsável.

 

Para já, quatro destes sinais inteligentes serão testados em 12 locais de King County, com o projeto a ser liderado pela "Target Zero King County" e pela "Washington Traffic Safety Coalition", duas entidades que se associaram para trabalharem formas novas de redução da sinistralidade rodoviária naquela região.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page