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Stellantis assume produção das caixas eDCT

Atualizado: 30 de jan.

A Stellantis assumiu a propriedade da totalidade do capital acionista da “joint-venture” criada em 2018 com a belga Punch Powertrain, empresa especializada na produção de caixas de velocidades para automóveis. E, assim, o consórcio automóvel passa a produzir todos os sistemas eDCT montados nos seus modelos eletrificados.



A Stellantis anunciou a aquisição da totalidade da participação minoritária detida pela multinacional belga Punch Powertrain na “joint venture” criada em 2018 para a produção de sistemas de transmissão e propulsão no setor automóvel.

 

Com o controlo total da empresa, a Stellantis assume a gestão das atividades de conceção e produção das caixas eDCT (Electrified Dual Clutch Transmission), que procuram incrementar a poupança de combustível e a redução das emissões poluentes, ao mesmo tempo que procura reduzir o peso dos componentes.

 

Recorde-se que esta tecnologia híbrida integra um motor elétrico de 21 kW na própria caixa de dupla embraiagem (DCT), o qual assegura energia elétrica quando se conduz a baixa velocidade, logo em situações em que a potência necessária é reduzida. Nestes casos, o motor de combustão interna permanece desligado durante cerca de 50% do tempo em ciclos urbanos.

 

A decisão afeta diretamente as fábricas em Metz, França, e no complexo de Mirafiori em Turim, Itália, onde as atividades da “joint venture” estão em curso com a produção destas caixas de velocidades avançadas eDCT, que serão utilizadas em toda a gama Stellantis de veículos “mild hybrid” (MHEV) e na nova geração de veículos “plug-in” (PHEV).

 

Aliás, o grande grupo multinacional garante que esta decisão está em linha com o plano estratégico de expansão e renovação da gama MHEV e PHEV para os modelos de próxima geração, antevendo-se desta forma a sua continuidade no futuro.

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