Sunderland: Fábrica da Nissan recebe motores Jatco
- João Isaac
- 24 de jan.
- 2 min de leitura
Nova fábrica irá produzir grupos propulsores “3 em 1” para futuros automóveis elétricos da Nissan em Sunderland.

A Nissan anunciou que a sua fábrica em Sunderland irá contar, já a partir de 2026, com o fornecimento de motores elétricos da Jatco, componentes que, de acordo com o seu comunicado oficial, são essenciais para o desenvolvimento do seu plano estratégico EV36Zero.
A Jatco, conhecida pelo fabrico de transmissões automáticas para automóveis, inaugurou recentemente a nova fábrica de motores na zona nordeste de Inglaterra, no IAMP - International Advanced Manufacturing Park, criando 183 postos de trabalho. As novas instalações ocupam 13.000 metros quadrados e representam um investimento de cerca de 57 milhões de euros.
“Estou muito orgulho por inaugurar oficialmente a Jatco UK no Nordeste de Inglaterra. Tivemos uma longa e frutuosa parceria com a Nissan e estamos muito satisfeitos por trazer o fabrico do nosso propulsor ‘3 em 1’ para o Reino Unido. Este será o quarto país a receber uma fábrica de produção nossa no estrangeiro, com outras localizações no México, China e Tailândia”, disse Tomoyoshi Sato, Diretor Executivo da Jatco.

Na nova unidade de produção da Jatco serão assim produzidas máquinas elétricas do tipo “3 em 1”, de conceção compacta e leve, uma vez que incorporam o motor elétrico propriamente dito, bem como os essenciais inversor e redutor. Recorde-se que o projeto EV36Zero da Nissan é suportado por três pilares fundamentais, três novos veículos 100% elétricos que a marca irá lançar no mercado, os novos Qashqai e Juke e, ainda antes do lançamento desta importante e totalmente eletrificada dupla, o substituto do Nissan Leaf.
“Este é um fantástico passo em frente para o nosso plano EV36Zero. Dar as boas-vindas a um fornecedor-chave no Nordeste de Inglaterra dá um grande impulso à
eficiência da nossa cadeia de fornecimento. Estamos ansiosos por continuar a nossa longa e bem-sucedida parceria à medida que avançamos para o nosso futuro elétrico”, Alan Johnson, vice-presidente sénior de Produção, Distribuição e Compras para a Nissan AMIEO.
Comments