Para celebrar o sucesso do Superb, a Skoda do Reino Unido criou um modelo único com motor 2.0 TSI de 477 cv, automóvel capaz de fazer frente a muitos dos desportivos mais competentes da atualidade. Mas, visualmente, este "Sleeper Edition" é (quase) banal...
Na gíria automóvel, o termo “sleeper” faz alusão aos automóveis que escondem uma série de alterações mecânicas profundas sob um aspeto comum, tornando-o como que um “agente adormecido”, num paralelismo com o universo da espionagem. É exatamente esse o caso deste Skoda Superb Sleeper Edition, criado pela Skoda UK para celebrar o sucesso deste modelo lançado em 2001, no Salão de Frankfurt.
O Superb já vendeu mais de 1.6 milhões de unidades
Desde então, o Superb já vendeu mais de 1.6 milhões de unidades entre as suas quatro gerações, tendo a mais recente sido lançada este ano. Mas, com o intuito de festejar o sucesso granjeado pela terceira geração, que se despediu do mercado este ano, a divisão britânica da Skoda preparou uma unidade especial com uma alta preparação artesanal e que esconde, sob uma carroçaria sem grandes modificações, uma série de alterações mecânicas.
Tendo por base a versão Superb Break 2.0 TSI de 280 cv com tração integral, que em 2016 foi o modelo de produção da marca checa mais rápido de sempre, a Skoda UK aplicou uma série de melhorias com recurso à ajuda dos especialistas britânicos da RE Performance. Esta equipa não é de todo inexperiente na transformação de automóveis da Skoda, tendo sido responsável pelo recorde de velocidade obtido por um Octavia nos Lagos Salgados de Bonneville, em 2011, com um registo de 365,44 km/h (227,08 mph).
O Superb Sleeper Edition possui tração integral, enquanto o motor está equipado com um turbo melhorado Garrett PowerMax e um sistema de combustível revisto. As atualizações da admissão de e do intercooler contribuíram também para aumentar a potência dos 280 cv e 350 Nm de binário para 477 cv e 661 Nm, respetivamente.
Para garantir que o Superb Sleeper para tão bem como acelera, a distância ao solo foi reduzida em 50 mm, recorrendo a um conjunto de suspensão KW composto por molas helicoidais de competição e amortecedores ajustáveis, juntamente com um kit de travões de alto desempenho (que inclui discos ranhurados maiores e pinças melhoradas).
O exterior, no entanto, exala tranquilidade, com um aspeto exterior tão inalterado quanto possível, evidenciando-se apenas pelo rebaixamento da carroçaria e pelas jantes de 19 polegadas com pneus da Yokohama. Com acabamento em “Royal Green”, uma cor introduzida na gama do Reino Unido em 2023 para assinalar a coroação do Rei Carlos III, o exterior é complementado por um interior em pele perfurada castanha com pespontos contrastantes e função de massagem no banco do condutor.
Este modelo está repleto de equipamento, incluindo climatização de três zonas a bordo, painel de instrumentos Digital Cockpit, sistema de infoentretenimento com ecrã de 9,2 polegadas e sistema de som da Canton.
Sendo um exemplar único, não há planos para a produção deste Superb Break Sleeper Edition, nem dados relativos às prestações.
Commentaires