Tecnologia de troca de baterias cresce no Japão
- João Isaac
- há 5 dias
- 2 min de leitura
Programa-piloto arranca em setembro de 2025 e colocará em circulação 150 veículos comerciais elétricos suportados por uma rede de 14 estações de troca de baterias modulares na cidade de Tóquio.

A Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC), a Mitsubishi Motors, a Ample e a Yamato Transport são as entidades responsáveis pelo lançamento de um projeto-piloto na cidade de Tóquio que visa testar a viabilidade da implementação de estações de troca de baterias no setor dos veículos comerciais.
Nesta primeira fase, cujo arranque está agendado para o próximo mês de setembro, serão colocados ao serviço um total de 150 veículos de transporte de mercadorias alimentados a baterias, bem como será colocada em funcionamento uma rede de 14 estações Ample para troca rápida das mesmas. A frota incluirá unidades da Mitsubishi eCanter, bem como da mais pequena Minicab EV, um modelo da classe kei-car.

Um dos principais benefícios apontados pelos mentores do projeto é a redução dos tempos de paragem, uma vez que não é preciso aguardar uma ou mais horas para que a bateria seja carregada. O motorista nem sequer precisa de sair da viatura aquando da sua passagem pela estação, pois a troca da bateria descarregada por uma totalmente carregada demora, em média, apenas 5 minutos.
Outra vantagem das estações de troca de baterias é que estas conseguem realizar o carregamento das mesmas de forma lenta, principalmente quando as necessidades são reduzidas ou quando a produção de energia renovável é alta. Se todos os motoristas recorressem a carregamento rápido para garantir energia de forma imediata nas baterias dos seus veículos, a potência exigida à rede seria enorme durante esses momentos. A saúde das baterias também não sairia beneficiada. Para além disso, as estações de carregamento são igualmente ideais para garantir o equilíbrio da rede, podendo devolver-lhe energia, se assim exigido.
Comments