Marca de Elon Musk silencia (com sucesso) clientes e jornalistas com opiniões negativas sobre os seus automóveis acusando-os de difamação.

Ainda que tenha promovido a liberdade de expressão, por exemplo, aquando da compra da rede social X, Elon Musk deixa cada vez a impressão de que ninguém lhe pode fazer frente. Os mais recentes exemplos surgem da China, onde a Tesla, marca que lidera, tem inclusivamente uma fábrica, em Xangai. De acordo com a Associated Press, comentários menos bons sobre os seus automóveis, proferidos por clientes ou jornalistas, têm sido combatidos em tribunal com bem-sucedidas acusações de difamação.
Um dos mais recentes exemplos é o de Zhang Yazhou, a proprietária de um Tesla Model 3 que diz ter tido um acidente de viação devido aos travões defeituosos do seu automóvel. Para expor a situação, decidiu comunicá-la de megafone, sentada no tejadilho do seu Tesla. A marca americana não gostou do seu protesto público e acusou-a de difamação. O caso foi levado a tribunal e a proprietária foi obrigada a indemnizar a Tesla em 22.500 euros por danos e perjúrio, bem como a fazer um pedido de desculpas público.
Segundo a notícia, este está longe de ser um caso isolado, pois há registos de dezenas de casos idênticos – alguns já concluídos e em favor da marca americana – quer junto da comunicação social chinesa, quer junto de outros proprietários insatisfeitos. Recorde-se que a Tesla foi a primeira marca de automóveis sem ligação ao governo chinês - ou a qualquer empresa local - a ter autorização para ali construir uma fábrica. Este é apenas um dos vários privilégios de que a Tesla goza no mercado chinês.
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