Toyota: 50.ª vitória na 100.ª corrida!
- José Caetano

- 20 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de abr.
A Toyota Racing, com o TR010 Hybrid #8 e os pilotos Brendon Hartley, Ryö Hirakawa e Sébastien Buemi, ganhou as 6 Horas de Ímola, Itália, no arranque do Mundial de Resistência de 2026. À 100.ª corrida com tecnologia híbrida no WEC, a 50.ª vitória! António Félix da Costa, no Alpine A424 #35, com Ferdinand Habsburg e Charles Milesi quarto classificado na categoria de topo (Hypercar), no regresso ao campeonato.

A Toyota, com o TR010 Hybrid #8, ganhou a primeira corrida da 14.ª temporada do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC). Nas 6 Horas de Imola, com 92.175 adeptos nas bancadas do Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari, a maioria à espera de vitória do 499P da Ferrari AF Corse, a formação nipónica superiorizou-se à italiana, recorrendo a estratégia muito bem-sucedida. Num circuito em que a posição em pista é importantíssima, mesmo numa prova tão longa, os japoneses, à 100.ª participação com tecnologia híbrida na competição, comemoraram a 50.ª vitória!
A Ferrari dominou as primeiras duas horas desta corrida, com o 499P #51 de James Calado, Alessandro Pier Guidi e Antonio Giovinazzi, o Hypercar na “pole position”. Inicialmente, a equipa italiana contou com a “proteção” do 499P #50, que ganhou a segunda posição ao Toyota TR010 Hybrid #8, máquina muito melhorada de 2025 para 2026, após o arranque, momento sinalizado pelo comandante do Mundial de Fórmula 1, Kimi Antonelli, ao agitar bandeira de Itália. O piloto italiano, recorda-se, é natural de Bolonha, cidade vizinha de Imola.
O Toyota #8, com o piloto neozelandês Brendon Hartley aos comandos, recuperou a segunda posição durante a primeira ronda de paragem nas boxes e, na segunda, cumprida pouco antes das duas horas de corrida, a equipa não mudar os pneus, o que permitiu ao carro que já tinha o japonês Rÿo Hirakawa ao volante, passar para a primeira posição. Depois, “mano a mano” excitante entre a Ferrari, a campeã em título, e a marca mais bem-sucedida no WEC! Venceu a segunda, com o Sébastien Buemi, suíço que soma 27 triunfos e 55 pódios em 94 participações no Mundial, a terminar esta corrida com 13,352 s de vantagem, sobre Giovinazzi, após 6 horas e 213 voltas aos 4,909 km de Imola!
A Toyota, com o TR010 Hybrid #7 (Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries), também garantiu a terceira posição, a 41,187 segundos dos vencedores, e 18,198 s à frente do quarto classificado, o Alpine A424 #35 tripulado por António Félix da Costa (fez o segundo turno de condução), Ferndinand Habsburg e Charles Milesi. Oito hipercarros terminaram na mesma volta do Toyota #8, o que prenuncia época muito competitiva.
BMW primeira em LMGT3
Em LMGT3, primeira posição para o BMW M4 LMGT3 Evo #69 da equipa Team WRT, com Dan Harper, Anthony McIntosh e Parker Thompson, com 0,265 s de vantagem sobre o Corvette Z06 LMGT3.R #33 da TF Sport (Nicky Catsburg, Jonny Edgar, Blake McDonald)! Tratou-se, todavia, de vitória com muita sorte, uma vez que o McLaren 720S GT3 Evo #10 da Garage 59, depois de arrancar da “pole”, estava no comando quando foi obrigado a parar, a meia hora da bandeira de xadrez, devido a avaria no alternador.
A ronda dois do WEC realiza-se a 9 de maio, com corrida de 6 Horas no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica.

































.png)
Comentários