Pelo 2.º ano consecutivo, GR010 Hybrid nipónico impõe-se ao 499P transalpino na categoria principal (Hypercar) da ronda italiana do WEC. Em LMGT3, 1.º lugar para o BMW M4 GT3 do Team WRT
A etapa italiana do Mundial de Resistência (WEC), de 2023 para 2024, até registou transferência de circuito, de Monza para Imola, mas a mudança para o Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari não beneficiou a marca do “cavallino rampante”, que arrasou toda a concorrência durante a sessão de qualificação e posicionou os 499P nas primeiras três posições da grelha de partida para a ronda 2 da época. Na corrida de 6 Horas, cumprida ora com piso seco, ora com piso molhado e bastante movimentada quase de fio a pavio, vitória do Toyota GR010 Hybrid 7 (Mike Conway, Kamui Kobayahi e Nyck de Vries), com apenas 7,081 s de vantagem sobre o 963 da Porsche Penske Motorsport (Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor), equipa que tinha ganho a prova de arranque da temporada (1812 km do Catar), em Lusail, a 5 de março.
O GR010 Hybrid 7 arrancou da 6.ª posição da grelha de partida, passou pela frente da corrida, pela 1.ª vez, apenas à volta 128 e ganhou o comando, definitivamente, só na volta 175. Nas 6 Horas de Imola, 205 voltas ao circuito com 4,909 km. Para a Toyota, vitória 46 desde a estreia no WEC, em 2012! No entanto, em Itália, a equipa nipónica respirou de alívio somente depois de exibida a bandeira de xadrez, devido à imprevisibilidade de prova que arrancou com incidente na curva Tamburello, que envolveu os Alpine 424 de Charles Milesi e Matthieu Vaxivière, o BMW M Hybrid V8 de Marco Witmann e o Peugeot 9X8 de Paulo Di Resta, todos inscritos na categoria Hypercar.
O incidente obrigou a intervenção do Safety Car que não penalizou a domínios dos Ferrari 499P durante mais de metade corrida. Todavia, os italianos reagiram mal ao aparecimento da chuva, ao manter os hipercarros equipados com pneus para piso seco. O erro acabou corrigido, mas foi-o muito tardiamente e já com o Toyota 7 e o Porsche 6 no controlo das operações. No “top-10”, máquinas de mais três marcas: BMW, Peugeot e Cadillac.
Nos LMGT3, 1.º lugar para o BMW M4 GT3 número 21 do Team WRT, com os pilotos Augusto Farfus, Darren Leung e Sean Gelael. Na 2.ª posição, a 22,838 s, acabou o 2.º carro de formação belga que ganhou pela 1.ª vez no Mundial, nesta categoria e com esta máquina, com Ahmad Al Harthy, Maxime Martin e… Valentino Rossi, o ás do MotoGP. Em 3.º, a 1 volta do vencedor, terminou o Porsche 911 GT3 R da equipa lituana Manthey PureRxcing, com Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler, pilotos que continuam no comando do Mundial, obviamente beneficiando do êxito que tiveram na corrida inaugural da temporada, no Catar.
Na ronda 3 do WEC, a 11 de maio, 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica.
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