Toyota: sistemas portáteis para reabastecimento de hidrogénio
- João Isaac

- 24 de out. de 2024
- 2 min de leitura
O abastecimento de hidrogénio é um processo relativamente rápido, mas o inovador conceito da Toyota promete tornar a operação ainda mais fácil.

O hidrogénio é uma das grandes apostas da Toyota, marca que já comercializa o Mirai, automóvel de propulsão elétrica equipado com tecnologia de célula de combustível a hidrogénio para produção de energia. Não é por isso de estranhar que a marca japonesa continue a explorar o potencial da tecnologia que garante zero emissões de escape e um processo de reabastecimento tão rápido e simples como colocar gasolina ou gasóleo num automóvel “convencional”.
No entanto, a escassez de postos de abastecimento tem provocado enormes dores de cabeça aos condutores que decidiram investir em veículos a hidrogénio, sendo que alguns já estão inclusivamente a exigir que lhes sejam comprados os seus veículos, pois a experiência de utilização não tem sido agradável. Nesse sentido, o mais recente desenvolvimento da Toyota parece ter resolvido parte do problema, pelo menos em teoria.
A ideia consiste em repor o nível de hidrogénio no depósito a partir de casa, recorrendo para isso a inovadores dispositivos, relativamente compactos, equivalentes, por que não, a generosos “powerbanks” carregados com hidrogénio. O sistema é também versátil, podendo ser utilizado em veículos com célula de combustível para a produção de energia, bem como noutros equipamentos como combustível, como por exemplo em fogões de campismo.
A Toyota não divulgou quaisquer detalhes técnicos sobre os dispositivos. Não sabendo a sua capacidade, é mais difícil fazer uma pequena estimativa da autonomia esperada, por exemplo, ao abastecer um Mirai com hidrogénio de um dispositivo portátil. A ideia ainda não passou à produção em série, mas a Toyota está interessada em desenvolver colaborações com empresas start-up e parceiros para fomentar o seu desenvolvimento e comercialização.














Comentários