top of page
Foto do escritorVítor Mendes da Silva

Vêm aí as turbo-rotundas!

Atualizado: 14 de fev.

O estado norte-americano da Califórnia prepara a inauguração da primeira turbo-rotunda. A fórmula tem como objetivo reduzir, significativamente. o número de acidentes de trânsito. É a primeira construção do género nos Estados Unidos, os Países Baixos estrearam-na durante a década de 1990 e com resultados positivos. Portugal é o segundo país do mundo com mais rotundas por milhão de habitantes (473,4), mas ainda não tem nenhuma “turbo”!…



A principal diferença está no desenho com separadores de faixa elevados para evitar que os condutores mudem de faixa precocemente, ou previne os maus comportamentos de muitos automobilistas, de percorrer uma rotunda com mais de uma faixa pelo lado de fora, mesmo passando por várias saídas. Numa rotunda, recorda-se, utiliza-se sempre o lado mais interior e encosta-se ao exterior apenas antes da saída pretendida.



As turbo-rotunda com separadores colocados estrategicamente que obrigam os condutores a colocarem-se na faixa que devem usar até às suas saídas pretendidas foram desenvolvidas pelo professor universitário Bertus Fortuijn. Teoricamente, resolvem contratempos, mas são poucos os condutores que conseguem utilizá-las sem problemas.



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page