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Aston Martin Vantage Roadster: mais rápido... na capota!

Foto do escritor: Pedro JunceiroPedro Junceiro

Atualizado: 17 de jan.

O Vantage Roadster revelado pela Aston Martin não é só um dos descapotáveis mais rápidos do mundo, com motor V8 biturbo capaz de debitar 665 cv. É também o descapotável com a operação mais rápida do tejadilho nos processos de abertura e fecho, sendo este também um feito importante para a marca britânica, que continua a dar valor à experiência desportiva a “céu aberto”.



A Aston Martin apresentou o novo Vantage Roadster, modelo descapotável que complementa a gama do Vantage Coupe enquanto modelo desportivo de altas prestações e competências dinâmicas de alto nível.


Equipado com o motor V8 twin-turbo de 4,0 litros da Aston Martin, que debita 665 CV/800 Nm, o Vantage Roadster proporciona todo o desempenho, sensações dinâmicas e emoção visual do coupé, com uma dimensão adicional de liberdade e emoção de cima para baixo, para os viciados em condução ao ar livre. O Vantage Roadster proporciona um novo nível de emoção à já inesquecível experiência de condução, alargando ainda mais o apelo fenomenal deste automóvel desportivo britânico por excelência, mas de vanguarda.


Aston Martin Vantage Roadster

Desenvolvido em paralelo com o Coupé, esta versão descapotável regista um aumento mínimo de peso (apenas 60 kg) graças à utilização de materiais ligeiros (como fibra de carbono e alumínio) e de elevadíssima rigidez, bem como uma aplicação cuidada dos reforços estruturais. Além disso, o Vantage Roadster orgulha-se ainda de ser o descapotável com a capota automática de funcionamento mais rápido do mercado, demorando apenas 6,8 segundos na “transformação”, em velocidades até aos 50 km/h.



Estes dois atributos acabam por cruzar-se em termos conceptuais, já que, se na estrutura houve um reforço atrás e nos painéis da carroçaria para reforçar a rigidez lateral, mas também o tejadilho rígido retrátil beneficia de trabalho de redução de peso. A sua configuração em “Z” contribui para maior ligeireza e maior rapidez de funcionamento em comparação com os tradicionais tejadilhos em “K”. A ação de abertura ou fecho do habitáculo pode ser feita também remotamente a partir da chave, desde que o condutor esteja num raio de dois metros do veículo.

 

Apesar dos esforços para baixar o peso, a Aston Martin assegura que não “atalhou” no refinamento, com o tejadilho a dispor de dois níveis de isolamento acústico, prometendo mesmo níveis de insonorização comparáveis aos do Coupé. Também a estrutura de proteção em capotamento foi otimizada para ser o mais forte e leve possível, sendo concebida em alumínio e resultante de um novo método de produção. Segundo os dados da Aston Martin, tem uma distribuição de peso 49:51 entre a frente e a traseira.


Aston Martin Vantage Roadster

Elegância mantida 

O tejadilho recolhe-se perfeitamente atrás dos bancos, possibilitando uma silhueta simultaneamente elegante e desportiva. Um dos elementos distintivos deste modelo, que transita do Coupé, é a maior abertura da grelha caraterística da Aston Martin, a qual aumenta o fluxo de ar para o motor em quase 30%.


A Aston Martin lança três novas cores de pintura para a carroçaria – “Safira Iridescente”, “Safira Iridescente Acetinado” e “Bronze Flare” –, enquanto o tejadilho do Vantage Roadster pode ser especificado em preto, vermelho, azul ou preto e prata. Para reforçar ainda mais o carácter desportivo dos automóveis, pode também ser aplicada uma seleção de pinturas numa escolha de 21 cores complementares. Existem quatro estilos de jantes de 21 polegadas, disponíveis numa gama de acabamentos, atrás das quais se pode ver uma das sete opções de cores diferentes de pinças de travão. Tal como todos os modelos Aston Martin, os compradores podem depois “mergulhar” no mundo de personalização através do departamento “Q by Aston Martin”.



A bordo, recorre a um sistema de infoentretenimento específico criado pela marca, que combina um conceito de vários ecrãs com conectividade “online” total, graças ao ecrã tátil de 10,25 polegadas ao centro. A marca garante que manteve comandos físicos para ir ao encontro dos gostos dos clientes, como a seleção dos modos de condução ou climatização. A marca apresenta também uma “app” para dispositivos iOS e Android, com que permite controlar alguns aspetos do veículo remotamente.

 

Entre outros aspetos, dispõe de série de sistema áudio de 390 watts de potência e 11 altifalantes, com modo “surround” e processamento de som “QuantumLogic” para envolvência sonora ainda maior. Opcionalmente, propõe sistema Bowers & Wilkins, ainda mais elaborado.


Aston Martin Vantage Roadster

Alta potência 

Em comparação com o Vantage Roadster anterior, o novo modelo conta com um motor V8 biturbo de 4.0 litros bastante melhorado, oferecendo agora mais 155 cv e 115 Nm, em virtude de turbos maiores e taxa de compressão otimizada, entre outras mudanças. A potência total é agora de 665 cv, enquanto o binário máximo chega aos 800 Nm, sendo a potência transmitida ao asfalto pelas rodas traseiras por intermédio de caixa automática de oito velocidades com patilhas atrás do volante. A aceleração dos 0 aos 96 km/h cumpre-se em 3,5 segundos, enquanto a velocidade máxima está cifrada nos 325 km/h.


Motor V8 biturbo de 4.0 litros bastante melhorado, oferecendo agora mais 155 cv e 115 Nm

 

Passando para o chassis, a suspensão tem configuração de triângulos duplos de comprimento desigual inspirados na competição à frente, eixo traseiro multi-link, molas helicoidais e amortecedores adaptativos Bilstein DTX (com afinação personalizada). O sistema de travagem foi também revisto, contando com discos dianteiros de 410 mm (em carbocerâmica), fixados por pinças monobloco de seis pistões, com alta resistência à fadiga. 


Aston Martin Vantage Roadster

Os pneus foram desenvolvidos de forma específica pela Michelin, sendo de tipo Pilot Sport S 5, com um composto adaptado aos requisitos específicos do Vantage.

 

Todos estes componentes são “supervisionados” por uma arquitetura eletrónica que utiliza sensores de seis eixos, capazes de analisar detalhadamente o comportamento do Aston Martin, permitindo que o sistema ESP adote as definições ideais tanto para as condições da estrada como para o estilo de condução em pista.


Aston Martin Vantage Roadster

Além disso, incorpora o Controlo Avançado de Tração do Vantage Coupe, permitindo ao condutor escolher uma de oito regulações para o controlo de tração – a regulação predefinida de cinco é otimizada para obter as voltas mais rápidas e limpas. Quanto mais baixo for o número, maior será o nível de intervenção, proporcionando um nível adicional de tranquilidade e segurança, por exemplo, em condições climatéricas adversas, enquanto os condutores que desejem aperfeiçoar as suas capacidades mais provavelmente em pista têm a opção de desligar o controlo de tração e conduzir sem qualquer influência eletrónica. Note-se que o Vantage Roadster conta também com diferencial autoblocante eletrónico atrás (E-diff).

 

As entregas do Vantage Roadster terão início no segundo trimestre de 2025.

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