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Menos vendas de carros novos em fevereiro

Foto do escritor: Pedro JunceiroPedro Junceiro

Atualizado: 5 de mar.

O mercado automóvel em Portugal voltou a apresentar um registo negativo em fevereiro, depois de janeiro já ter sido negativo. No segundo mês de 2025, a queda foi de 2,0% face ao mês homólogo de 2024. Veículos 100% elétricos (BEV) totalizaram 20,3% dos ligeiros de passageiros novos.



As vendas de automóveis novos em Portugal voltaram a apresentar uma tendência negativa em fevereiro, de acordo com os dados mais recentes avançados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

 

Em fevereiro de 2025 foram matriculados em Portugal 22.989 automóveis, ou seja, menos 2,0% do que no mesmo mês de 2024.

 

No acumulado dos dois meses de 2025, o mercado total registou um decréscimo de 5,4% face a igual período do ano anterior, equivalendo a um total de 40.001 veículos novos. 

 

No mercado dos ligeiros de passageiros, que é o mais representativo, foram matriculados em fevereiro 19.463 unidades, havendo uma descida de 5,1% em comparação com o mês homólogo de 2024. Somando janeiro e fevereiro, as matrículas de ligeiros de passageiros totalizaram 33.967 unidades, ou seja, menos 6,3% relativamente ao período homólogo de 2024.



Neste segmento, as vendas de elétricos representaram 20,3% do total do mercado de ligeiros de passageiros. No total do ano até agora, 65,8% dos veículos ligeiros de passageiros matriculados novos eram movidos a outros tipos de energia, nomeadamente elétricos e híbridos: 21,2% eram

elétricos e 24,4% eram híbridos (HEV).

 

No mercado de ligeiros de mercadorias, o mês de fevereiro teve um aumento de 24,7% face ao mês homólogo do ano anterior, situando-se em 2.974 unidades matriculadas. Em termos acumulados, o mercado atingiu 5.046 unidades, crescendo 6,3% face ao mesmo período de 2024.

 

Por fim, quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, registou-se um decréscimo de 1,1% em fevereiro de 2025, tendo sido comercializados 552 veículos desta categoria. Nos dois meses de 2025 as matrículas desta categoria totalizaram 988 unidades, representando uma queda de 23,1% relativamente ao mesmo período de 2024.



Peugeot lidera; Tesla cai mais de 50% 

Por marcas, a Peugeot começa a cimentar a sua liderança no mercado de automóveis novos, matriculando 2.454 unidades em fevereiro, ainda assim, menos 6,5% do que no mesmo mês de 2024. A Renault e a Dacia foram as duas marcas posicionadas nos lugares seguintes, com 1.672 e 1.556 unidades matriculadas, respetivamente, sendo que a marca romena teve um crescimento de 13,2% e a francesa uma descida de 6,2% face ao mês de fevereiro de 2024.

 

A Mercedes-Benz foi a quarta mais vendida em fevereiro, com 1.449 unidades (+10,6%), logo à frente da rival BMW, com 1.251 unidades matriculadas (também com um crescimento +10,6%). Ainda nos quatro dígitos, a Toyota matriculou 1.058 unidades (+12,0%).

 

A Nissan registou um crescimento de 18,7% em fevereiro, matriculando 970 unidades, ao passo que a Volkswagen foi a marca do top 10 com o maior crescimento: 998 unidades e mais 37,7% face ao mesmo mês do ano passado.


Entre os desempenhos negativos, destaque para a Citroën, que teve uma descida de 49,7% (845 unidades, para a Tesla, que caiu 52,6% (547 unidades) e para a SEAT, que caiu 20,9% (470 unidades).



No acumulado dos dois meses, a Peugeot lidera com 3.874 unidades matriculadas, registando uma descida de 17,8% em comparação homóloga e uma descida também na quota de mercado, que passou de 13% para 11,41% em 2025. A Dacia está em segundo lugar, tendo um valor acumulado de 2.867 unidades, crescendo 7,3% e ganhando também em quota de mercado, estando agora nos 8,44% (comparativamente com os 7,37% de 2024). A Renault ocupa o terceiro lugar das marcas mais vendidas, com 2.609 unidades matriculadas, tendo uma variação negativa ligeira (-0,7%), mas ainda assim ganhando em quota de mercado, passando de 7,25% para 7,68% em 2025.

 

Não muito distante, a Mercedes-Benz tem 2.514 unidades matriculadas (+0,6%), ganhando também em quota de mercado, que é agora de 7,40% face aos 6,89% do ano passado. Outra marca germânica “premium”, a BMW, surge em quinto lugar, com 2.295 unidades matriculadas, assinalando-se um crescimento de 9,0% em vendas e com uma quota de 6,76%, estando pouco à frente da Toyota, que matriculou 2.250 unidades e cresceu 11,4% nos primeiros dois meses do ano.

 

Nas duas posições seguintes, Nissan e Volkswagen demonstram subidas assinaláveis de 16,0% e de 21,3%, respetivamente. Kia e Opel completam o lote das dez marcas mais vendidas em Portugal. Nota para a Citroën de fora do top 10 após um mês de fevereiro menos positivo, situando-se no 11.º lugar, com uma queda de 49,9%. Também a Tesla apresenta valores negativos, caindo 45,1% no acumulado do ano.


BYD com um crescimento de 196,4%

 

Importa ainda salientar o desempenho da BYD, que apresenta um crescimento de 196,4% nos dois primeiros meses de 2025, matriculando 744 unidades, ao passo que a MG apresenta um crescimento de 92,1%, registando 532 unidades.



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