As vendas de elétricos registaram um abrandamento de 5,9% na União Europeia em 2024, na comparação com 2023, concluem os números da Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA). Já as vendas de todos os tipos de automóveis, também no "bloco" dos 27, progrediu ligeiramente (0,8%), para cerca de 10,6 milhões de unidades.

A procura por automóveis elétricos continua a estar aquém do esperado pelos construtores, com as vendas deste tipo de tecnologia a caírem 5,9% em 2024 no que à União Europeia (UE) diz respeito. No mês de dezembro, a queda foi particularmente evidente, registando-se menos 10,2% no último mês de 2024, em comparação com o ano precedente, com um total de 144.367 unidades.
Os dados foram avançados pela Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA), com os mercados alemão (-38,6%) e francês (-20,7%) a terem desempenhos particularmente negativos. No total, a quota de mercado para os veículos elétricos em 2024 ficou-se pelos 13,6%, ainda assim mantendo-se acima dos Diesel (que teve uma quota de 11,9%).
No total, foram matriculados 1.447.934 veículos 100% elétricos nos 12 meses de 2024, valor inferior aos 1.538.106 registos de 2023.
Por outro lado, combinando os mercados da UE, Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA) e o Reino Unido, a descida foi menos, sendo de apenas -1,3%, para um total de 1.993.102 unidades. Este desempenho teve como “motor” o crescimento das vendas de elétricos no Reino Unido (+21,4%), acabando mesmo por ser o melhor país de toda a Europa ocidental em número de vendas, com 381.970 unidades (a Alemanha teve o segundo melhor registo – 380.609 unidades).
Já Portugal teve um aumento de 14,7% nas vendas de elétricos, para um total de 41.757 unidades matriculadas ao longo de 2024.

Híbridos em crescendo
Por outro lado, os veículos híbridos (HEV) tiveram um aumento significativo em 2024, aumentando 20,9% as vendas na UE, para um total de 3.288.862 unidades, e aumentando 19,6% combinando os blocos da UE+EFTA+RU (total de 4.068.308 unidades). Os híbridos tiveram uma quota de mercado de 30,9% em 2024, ficando atrás dos automóveis a gasolina, cuja quota de mercado foi de 33,3%, aproximando-se um momento de transição nesta preferência de motorização.
Esse crescimento contrasta com outro declínio, o dos híbridos “plug-in” (PHEV), cujas vendas desceram 6,8% na UE em 2024 (para um total de 758.944 unidades), registando-se também uma descida de 3,9% no conjunto dos blocos EU+EFTA+RU, para um total de 952.058 unidades.

Ligeira subida geral
No que diz respeito ao mercado no geral, contabilizando todos os tipos de tecnologias, a ACEA aponta para um crescimento de apenas 0,8% na União Europeia (e 0,9% na combinação dos blocos EU+EFTA+RU), para um total de 10.632.381 unidades matriculadas (12.963.614 combinados). Entre os “big-4”, ou seja, os quatro maiores mercados, apenas Espanha teve um aumento nas vendas, crescendo 7,1%, enquanto França (-3,2%), Alemanha (-1%) e Itália (-0,5%) tiveram desempenhos negativos.
No último mês do ano, as vendas aumentaram 5,1%, com Espanha a ter um crescimento robusto de 28,8%, enquanto vários outros mercados de expressão menor também tiveram subidas relevantes, como a Polónia (+32,2%) ou Portugal (+21,3%).

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