Vendas de elétricos no Reino Unido suportadas por descontos das marcas
- João Isaac
- 6 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Automóveis elétricos representaram 25% das vendas totais durante o mês de novembro, mas fabricantes estão a “pagar o preço”.

No passado mês de novembro, de acordo com os números oficiais da SMMT - Society of Motor Manufacturers and Traders, foram comercializados 153.610 automóveis novos no Reino Unido, dos quais 38.581 eram elétricos a bateria. Este volume de viaturas 100% elétricas representa uma quota de mercado de 25%, a maior daquele mercado desde dezembro de 2022, mas o mês de novembro representou apenas a segunda vez este ano em que a quota superou a meta governamental de 22%.
De acordo com Mike Hawes, responsável máximo da SMMT, esta quota só tem sido possível quando os fabricantes “gastam milhares de milhões em ofertas apelativas", uma abordagem que descreve como "insustentável". Ainda assim, apesar dos muitos descontos aplicados - estimados pela SMMT em cerca de 4 mil milhões de libras, o equivalente a 4,82 mil milhões de euros - a quota de mercado anual dos veículos elétricos no Reino Unido de 18,7% continua a ser inferior ao objetivo estabelecido.
Outro fator que ampliará ainda mais o problema tem a ver com o objetivo de uma quota de mercado EV de 28% já em 2025. Para que este seja cumprido, os fabricantes terão de entregar a clientes finais mais 50% de viaturas elétricas do que conseguiram este ano, o equivalente a cerca de novos 90.000 condutores fazerem a transição para um automóvel elétrico a bateria.
Ainda assim, segundo avança a publicação Auto Express, o Reino Unido continua a assumir-se como o segundo mercado na Europa em termos de volume de vendas de elétricos, apenas batido pela Alemanha. Em termos de mercado total, as vendas no Reino Unido desceram 2% no passado mês de novembro comparativamente ao mesmo período de 2023.
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