top of page
Logotipo | e-auto

Vida em viagem: California nova já em Portugal

Herdeira de um legado de 74 anos, a Volkswagen California de nova geração chega a Portugal com uma série de características que procuram agradar a todos aqueles que fazem das “escapadelas” um hábito. Adequando-se quase a todos os gostos, a California demarca-se por atributos como as portas deslizantes dos dois lados, várias opções de interior (incluindo em camas) e motorizações gasolina (TSI), Diesel (TDI) e híbrida “PHEV” com tração integral.



O número de adeptos do caravanismo tem aumentado em Portugal, havendo cada vez mais entusiastas das “fugas” ao bulício das grandes cidades, mas mantendo uma série de comodidades e a mobilidade que apenas uma autocaravana permite. Para a Volkswagen Veículos Comerciais, divisão de automóveis comerciais e derivados para lazer, a chegada de uma geração nova da California permite tornar-se mais competitiva neste “nicho” de mercado, graças a uma proposta multifacetada e moderna.

 

Em termos históricos, esta California é descendente direta da Camper nascida em 1951, há 74 anos, tornando-se um sucesso entre os entusiastas de atividades ao ar livre ou dos viajantes de longa duração, sobretudo em mercados como os dos Estados Unidos da América, América Latina ou Alemanha.

 

Este modelo novo é tum dos três pilares da gama de autocaravanas da Volkswagen, situando-se entre a Caddy California e a Grand California, com a marca alemã a sublinhar o facto de ter uma oferta bastante ampla quanto a opções de lazer. Para esta geração, a California recorre à base da versão longa da Multivan (plataforma MQB), mas uma parte significativa do interior foi redesenhada e reinterpretada para conseguir acomodar especificidades que são únicas destas versões a apelar às viagens de férias em família. Entre os elementos que a marca alemã destaca estão o tejadilho elevatório (manual ou automático), as várias configurações de cama, opções de frigorífico e de cozinha integradas e diversos opcionais específicos.



Quanto a medidas, a carrinha mede 5.173 mm de comprimento (crescendo face aos 4.904 mm da anterior), 1.941 mm de largura sem espelhos exteriores (na antecessora era de 1.904 mm), ao passo que a altura é de 1.990 mm, permitindo entrar em vários parques de estacionamento de vários andares. A distância entre eixos é a mais longa da Multivan, com 3.124 mm, o que garante mais espaço a bordo. O facto de dispor de tejadilho elevável permite-lhe oferecer até 2.108 mm de altura no interior.

 

Cinco variantes a gosto 

A California será proposta em cinco versões – Beach (declinada em Beach Tour e Beach Camper com minicozinha na traseira), Coast e Ocean (cada uma com uma kitchenette completa do lado do condutor) –, tendo como objetivo agradar a diferentes estilos de caravanismo ou de necessidades de utilização. Ponto comum a todas as versões é o teto de abrir com uma janela frontal e grande abertura frontal, bem como duas janelas laterais adicionais no fole (todas com rede mosquiteira).

 

Outra característica comum é das portas deslizantes de ambos os lados, uma evolução face à  geração anterior da California, que só tinha porta deslizante no lado do passageiro da frente nos pacotes de equipamento Coast e Ocean. No dia-a-dia, a California pode assim ser carregada e descarregada de ambos os lados, mas em férias pode também ser utilizado como terraço ao ar livre dos dois lados. A Volkswagen apresenta ainda um toldo opcional para qualquer um dos lados para proteger da chuva ou do Sol, ao passo que os bancos corridos atrás são substituídos por bancos individuais (cada um pesando 24 kg), o que permite o transporte de bicicletas e modularidade a gosto. Sob todos os bancos individuais, bem como nos bancos do condutor e do passageiro dianteiro, encontram-se gavetas. 



 Mais concretamente, no que toca aos California Beach, com homologação de veículo de passageiros, o modelo Beach (unicamente) assume-se como nível de entrada, tratando-se, essencialmente, de um Multivan com um teto de abrir manual. Oferece seis lugares (2+2+2) e espaço para duas pessoas dormirem sob o teto de abrir, que pode ser aberto e fechado manualmente – a cama de teto mede 2.054 x 1.137 mm em todos os modelos da nova California e está equipada com um confortável colchão e molas parabólicas de alta qualidade.

 

A versão Beach Tour, também homologada como veículo de passageiros, já está equipada de série com bancos do condutor e do passageiro dianteiros rotativos e reguláveis em altura, duas cadeiras dobráveis na tampa da bagageira, iluminação no tejadilho rebatível (candeeiro dobrável e portas USB de 45 watts), janelas de correr nas portas deslizantes esquerda e direita e a já mencionada unidade de controlo da autocaravana (ecrã) no pilar C do lado do passageiro dianteiro. Esta variante integra também uma bateria de campismo adicional a bordo (LiFePo de 40 Ah). O interior é modular, com cinco lugares (2+3), podendo os encostos dos dois bancos traseiros exteriores serem rebatidos, o que lhe permite oferecer mais dois espaços adicionais para dormir na zona de estar.



Para este efeito, a Beach Tour dispõe de colchão adicional rebatível (1.980 x 1.330 mm), que assenta nos bancos individuais rebatidos e que, quando não está a ser utilizado, pode ser totalmente rebatido para uma prateleira na bagageira. A partir do nível Beach Tour, todos os modelos estão igualmente equipados com uma mesa rebatível.

 

A terceira declinação da variante Beach é a Camper, esta já com homologação de carrinha de campismo clássica. Com cinco lugares, dispõe de minicozinha compacta e uma ligação à rede elétrica de 230 volts. A cozinha com fogão a gás, gaveta para talheres e espaço de arrumação adicional está localizada num módulo instalado permanentemente no compartimento de carga.

 

Depois, a variante California Coast (homologada como autocaravana) de quatro lugares demarca-se pelos dois bancos individuais na traseira, pela “kitchenette” completa do lado do condutor e pela segunda bateria de autocaravana (para um total de duas com 40 Ah LiFePo). A “kitchenette” está completa com armários, lava-loiça e fogão a gás, sem ocupar tanto espaço como na versão anterior. O frigorífico com abertura ao estilo gaveta também está presente, podendo agora ser operado a partir do exterior. A cama rebatível na zona de estar mede 1.980 x 1.060 mm.



Por fim, a California Ocean, também de quatro lugares, está equipada com vários pormenores de série adicionais, como o tecido exclusivo dos bancos “Mélange Raven”, fabricado a partir de material reciclado (as letras California são bordadas nos encostos dos bancos dianteiros), aquecimento dos bancos dianteiros, aquecedor de ar auxiliar, ar condicionado automático (Climatronic) e caixa de arrumação no tejadilho por cima do compartimento de carga. O depósito de água doce é agora de 28 litros (também no Coast).

 

Os California Coast e Ocean dispõem ainda de mesa exterior rebatível (que também pode ser utilizada no interior e como extensão da bancada de trabalho) e de uma tomada adicional de 230 volts com ligação à rede elétrica no exterior para uma placa de fogão elétrica. Há também uma panóplia de soluções novas para escurecimento dos vidros e ocultação do interior para escapar a olhares indiscretos, aplicando-se estes novos conceitos de escurecimento a partir da versão Beach Tour.



PHEV em estreia 

A California conta com três motorizações possíveis, entre gasolina, Diesel e híbrido “plug-in” (PHEV), esta última com tração integral 4Motion. Todas as versões têm caixa automática DSG.

 

De entrada, conta com motor 2.0 TSI de 204 cv a gasolina, com tração dianteira e caixa de sete velocidades, enquanto a opção Diesel assenta no motor 2.0 TDI de 150 cv de potência, sendo também de tração dianteira.



Novidade é o híbrid “plug-in” (eHybrid) com 245 cv de potência combinada, valendo-se da aliança entre o motor 1.5 TSI, um motor elétrico e uma bateria de alta tensão de 19,7 kWh úteis, dispondo de tração integral 4Motion. Conta ainda com caixa DSG de seis velocidades, enquanto a bateria pode ser recarregada a 11 kW (CA) ou 40 kW (CC). A capacidade máxima de reboque é de 2.000 kg, enquanto a autonomia varia entre os 85 km e os 90 km, dependendo das versões e dos equipamentos selecionados.


Controlo total 

Todos os California novos, a partir da versão Beach Tour, estão também equipados com uma nova unidade de controlo de campismo no pilar C, do lado do passageiro – um “tablet” com ecrã de 5 polegadas que permite controlar todas as funções através do visor, desde consultar informações sobre os níveis de água limpa e residual, iluminação interior, estado da alimentação elétrica, frigorífico e aquecedor auxiliar.

 

Além disso, pode ser alternada para o modo de “Campismo” no ecrã para desativar automaticamente as funções “Coming Home” e “Leaving Home” quando o veículo é aberto e fechado no parque de campismo, por exemplo. Em alternativa, as funções também podem ser operadas através de uma aplicação no sistema de infoentretenimento e da aplicação “California”



Equipamentos e preços 

Por outro lado, também na configuração, a Volkswagen assegura várias opções de configuração (também com equipamentos acessórios que irão surgir no futuro). Desde logo, na cor, a marca propõe pintura em dois tons de carroçaria (em cima e em baixo, respetivamente: “Mono Silver”/”Energetic Orange” metalizado, “Deep Black Pearl”/”Fontana Red” metalizado e – exclusivamente para a nova California – “Candy White” sólido/”Starlight Blue” metalizado), em alternativa aos 11 acabamentos de pintura de tom único. Já o fole de três camadas do teto de abrir pode ser configurado em três cores: “Toffee Brown”, “Glacier Blue” e “Basalt Grey”. Além disso, estão disponíveis sete jantes de liga leve de 16, 17, 18 e 19 polegadas.

 

Os preços arrancam nos 68.712€ da versão California Beach 1.5 eHybrid (PHEV), ao passo que a versão Beach Camper mais acessível, já com registo autocaravana, fica-se pelos 74.492€ da versão Beach Camper 2.0 TDI. A California Coast começa nos 83.717€ da mais popular 2.0 TDI, ao passo que a respetiva versão de entrada da California Ocean começa nos 90.279€ do 2.0 TDI.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page