Marca alemã insatisfeita com o desempenho comercial do seu concessionário, acusa-o de um prejuízo equivalente a 1.500 vendas desde 2011.

O concessionário oficial da Volkswagen, Prestige Imports, está a ser alvo de um processo por parte da Volkswagen América. De acordo com a notícia avançada pelo site Motor1.com, o concessionário de Nova Iorque está a ser acusado de uma fraquíssima performance comercial, com um prejuízo equivalente à perda de 1.500 vendas desde 2011.
Para além disso, a Volkswagen América acusa o seu concessionário de pouco ter feito ao longo dos anos para compensar o seu fraco desempenho. O primeiro contato de alerta foi feito em 2010, tenho sido enviada uma notificação oficial no ano seguinte. Foi estabelecido um prazo para melhoria das métricas comerciais até fevereiro de 2012, o qual foi posteriormente prolongado até ao final de 2013. A Prestige Imports não conseguiu melhorar as suas vendas, mas o construtor alemão continuou a trabalhar com o concessionário durante vários anos.

Praticamente dez anos depois, em meados de 2023, a Volkswagen América enviou um novo aviso oficial de incumprimento devido aos resultados inaceitáveis do concessionário. O fabricante de automóveis prolongou o prazo dado à Prestige Imports para inverter a situação até 30 de setembro de 2024, mas este "continuou a ignorar muitas das sugestões de melhoria e ofertas de assistência da própria Volkswagen América". De acordo com a notícia, o concessionário nova iorquino terá alegadamente gastado zero dólares em publicidade de novos automóveis VW em 2024.
"O fraco desempenho de vendas da Prestige ao longo dos últimos anos não só constitui uma violação material das suas obrigações contratuais fundamentais, como também constitui uma clara ‘justa causa’ para a rescisão ao abrigo do estatuto de Nova Iorque que rege a rescisão da franquia de concessão de veículos automóveis", afirmou a Volkswagen América na sua queixa.
Comments