A PowerCo, do Grupo Volkswagen, e a QuantumScape unem forças para fazer avançar a tecnologia de lítio-metal no sentido da produção em massa para automóveis elétricos. Novas baterias poderão aumentar as autonomias e tornara mobilidade elétrica mais acessível e atrativa.
A PowerCo, empresa de baterias do Grupo Volkswagen, e a QuantumScape anunciaram a celebração de um acordo para industrializar a tecnologia de baterias de lítio-metal de estado sólido da próxima geração da QuantumScape. Mediante o progresso técnico satisfatório da tecnologia e o pagamento dos devidos direitos, a QuantumScape irá conceder à PowerCo a licença para produzir células de bateria baseadas na sua plataforma tecnológica de estado sólido.
Ao abrigo dessa licença não exclusiva, a PowerCo pode fabricar até 40 GWh por ano, utilizando a tecnologia da QuantumScape, com a opção de expandir até 80 GWh por ano, o suficiente para equipar aproximadamente um milhão de veículos por ano.
As empresas acreditam que este compromisso de alto nível representa a forma mais rápida de alcançar uma produção em grande escala de tecnologia de estado sólido para satisfazer a crescente procura global de melhores baterias para veículos elétricos. O acordo substitui uma anterior “joint venture” entre o Grupo Volkswagen e a QuantumScape para o fabrico conjunto de baterias.
A plataforma tecnológica da QuantumScape baseia-se no separador cerâmico de estado sólido de que a empresa é proprietária, que permite a utilização de um ânodo de lítio metálico puro - uma inovação transformadora concebida para permitir densidade energética e potência acima da média, carregamento rápido e elevada segurança.
Em conjunto, as empresas terão como objetivo um produto que será ampliado para integração numa série de veículos do Grupo Volkswagen.
Segundo Frank Blome, diretor executivo da PowerCo, “com esta cooperação, pretendemos oferecer aos nossos clientes as células de bateria mais sustentáveis e avançadas. Há anos que colaboramos e testamos protótipos de células QuantumScape e estamos ansiosos por trazer esta tecnologia do futuro para a produção em série”.
Para liderar a PowerCo nesta próxima fase importante de colaboração com a QuantumScape, Frank Blome deixou o conselho de administração da QuantumScape. Blome fazia parte deste último desde 2020 como um dos dois membros do conselho designados pelo Grupo Volkswagen, que continua a ser o maior acionista da QuantumScape. O seu sucessor no conselho de administração da QuantumScape será anunciado nos próximos meses.
Comments