Volvo, BYD e MG encontram-se entre as marcas que registam crescimentos mais relevantes nas matrículas de automóveis elétricos (BEV) novos no nosso País, aproximando-se mesmo das posições cimeiras da tabela. A Tesla comanda destacada.
Com o mercado de automóveis ligeiros de passageiros elétricos a crescer 23% em julho de 2024, Volvo, BYD e MG têm vindo a assumir posições de destaque em termos de matrículas, de acordo com os dados mais recentes revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), embora a Tesla mantenha a sua posição dominante.
Reportando-se a julho, os dados mais recentes apontam para um aumento de 23% em comparação com o mesmo mês de 2023, tendo sido matriculados 3317 ligeiros de passageiros novos a bateria, enquanto de janeiro a julho o crescimento é de 14%, com um total de 22.531 unidades matriculadas.
A Tesla continua a ser a marca com maior número de matrículas: durante o mês de julho, totalizou 551 unidades registadas.
Este crescimento tem assentado numa oferta cada vez maior de modelos 100% elétricos por parte de um leque alargado de construtores. A Tesla continua a ser a marca com maior número de matrículas, matriculando em julho 551 unidades, um aumento de 11,1% face ao mesmo mês do ano passado.
Porém, entre os destaques do sétimo mês de 2024 estão três outras marcas entre o top 10 de vendas, com a Peugeot a ser a segunda melhor nas matrículas de ligeiros de passageiros elétricos. A companhia francesa matriculou 476 unidades, crescendo 84,5% face ao mesmo de mês de 2023, sendo seguida pela BMW, com 340 unidades registadas (+32,3%).
Surge depois uma das marcas que mais tem crescido em termos de matrículas, a Volvo, com 339 unidades apontadas, mas um crescimento de 993,5% face aos 31 exemplares que tinha matriculado em julho do ano passado. A chegada em pleno do EX30 ajudará a explicar este aumento. Também muito relevantes, pela percentagem, os ganhos de BYD (285 unidades) e MG (176), com as marcas chinesas a crescerem 763,6% e 363,2%, respetivamente. Por unidades, nota igualmente para os 188 elétricos matriculados pela Mercedes-Benz (+32,4%).
No acumulado do ano, a Tesla vai ampliando a sua liderança, tendo um valor total de 6021 unidades matriculadas, crescendo +30,8% em comparação com os números do período homólogo – os Model Y e Model 3 continuam a ser os automóveis mais vendidos da marca americana e estão entre os elétricos mais vendidos no geral. Na segunda posição aparece a BMW, com 2205 unidades matriculadas, crescendo 40,5%, ao passo que na terceira posição aparece agora a Volvo, com 1849 matrículas de elétricos, mais 130,5% do que em igual período de 2023.
A Peugeot aparece na quarta posição, com 1498 unidades, enquanto a Mercedes-Benz figura em quinto, com 1455.
Depois, refletindo o crescimento gradual que têm evidenciado, aparecem a BYD e a MG. A primeira teve um aumento de 1128%, passando de 100 unidades nos primeiros sete meses do ano passado para 1228 este ano, ao passo que a segunda cresceu 156,8%, de 361 em 2023 para 927 este ano. Citroën e Volkswagen aparecem nas duas posições seguintes, com perdas de 10,7% e de 46,2%, respetivamente. A Audi encerra o top 10 das marcas com mais elétricos matriculados de janeiro a julho, com 834 unidades, aumentando meros 0,5%.
Outras lideranças
Se se atender ao total de automóveis ligeiros de passageiros eletrificados, aqui contando não só os 100% elétricos (BEV), mas também os híbridos “plug-in” (PHEV) e “puros” (HEV), foram matriculados no mês de julho de 2024 um total de 8378 unidades, ou seja, mais 6,9% do que no mesmo mês do ano anterior. No acumulado de janeiro a julho, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros deste tipo totalizaram 60.141 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 11,7% relativamente a período homólogo de 2023.
Nos PHEV, a Mercedes-Benz domina, tendo sido a marca que mais unidades matriculou em julho (637 e a que mais registos acumulou nos primeiros sete meses de 2024 (4566), à frente de BMW (2286) e Volvo (1616).
Por seu turno, nos HEV, alicerçada num grande manancial de confiança por parte dos seus clientes, a Toyota impõe-se também com grande “à vontade”, tendo sido a que mais automóveis matriculou em julho (550; +20,4%) e também dispondo de uma ampla margem sobre as outras marcas perseguidoras – Lidera, no acumulado, com 5034 registos (+11,5% face a 2023), à frente da Fiat (2809; +18,9%) e da Nissan, que fecha o pódio (2201;-10.8%).
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