Variante Station Wagon (carrinha) do 740 surgiu no mercado em 1985, apenas um ano depois da berlina.
A Volvo está a celebrar os 40 anos de uma das suas mais icónicas carrinhas, a 740. O modelo foi originalmente lançado em 1984 apenas com carroçaria berlina e era, simplificando a questão, a variante do Volvo 760 – lançado em 1982 - equipada com motores de 4 cilindros. Porém, a gama 740 foi reforçada logo no ano seguinte com a mais versátil e, atualmente, muito procurada pelos fãs de veículos clássicos, carroçaria "station wagon".
Apreciada pelo seu conforto, sentido prático, segurança e fiabilidade, a Volvo 740 estava equipada com motorizações atmosféricas e sobrealimentadas de 4 cilindros, e embora tenha sido esse o motivo pelo qual adotou o número “4” na sua designação, viria também a adotar motorizações Diesel de 6 cilindros em linha. O 740 pretendia, na verdade, assumir-se como uma versão menos refinada e "recheada" do mais luxuoso 760 na gama da Volvo.
Durante o outono de 1988 foi alvo de uma ligeira modernização estética no seu exterior, a qual permitiu prolongar o seu ciclo de vida até 1992, tendo sido produzida lado a lado com a entretanto apresentada série 900, a qual viria, eventualmente, a substituir definitivamente a agora “quarentona” 740. Entre 1985 e 1992, a Volvo produziu quase 360.000 unidades da sua icónica "station wagon".
Comments