No seguimento da apresentação do ES90, automóvel equipado com uma arquitetura elétrica de 800 V, a versão elétrica do SUV posicionado no topo da gama da Volvo receberá, brevemente, o mesmo pacote tecnológico.

A Volvo vai atualizar o SUV elétrico EX90 para uma arquitetura de 800 V. A versão elétrica do maior dos SUV da gama da marca sueca, atualmente, tem tecnologia de 400 V, mas, depois da apresentação do ES90, anunciou-se a atualização do EX90, o que acontecerá em breve.
De acordo com declarações de Jim Rowan, administrador-delegado da Volvo Cars, à publicação inglesa Auto Express, a atualização não será implementada aquando durante um potencial "facelift", mas sim antes, na introdução do "model year" novo do automóvel. O responsável máximo da marca adianta que "atualizaremos tudo para uma arquitetura de 800 V”.
A adoção desta mais recente tecnologia elétrica permitirá reduzir os tempos de carregamento da bateria, uma vez que a potência de carregamento admissível é muito superior. A eficiência é igualmente superior, o que se traduzirá em autonomias reais maiores. Ao mesmo tempo, e de acordo com as palavras de Jim Rowan, “uma vez que a maior parte dos componentes são produzidos na China, onde muitos dos elétricos já dispõem de 800 Volts ou mais, os custos não serão muito superiores”.
O diretor da Volvo não terá mencionado o EX30 nas declarações à publicação britânica, mas adiantou que o novo EX60 – discretamente revelado no vídeo de apresentação do ES90 – terá por base, logo no lançamento, a arquitetura elétrica de 800 V. O que também parece estar confirmado é uma atualização de "hardware" para o EX90, com o SUV a receber a mais recente evolução em termos de poder computacional.
“Queremos que esteja disponível para todos os clientes", afirma Alwin Bakkenes, Diretor de Desenvolvimento de Software Global da Volvo. A marca irá assim também atualizar os EX90 que já foram entregues. "Estamos a fazer o ‘retro-fit’, isto é, a atualizar os automóveis de clientes existentes que foram fabricados com uma geração anterior de computador central para o mesmo que temos no ES90. É uma atualização complementar", disse.
Comments