Yugo (talvez) de volta à ação
- João Isaac
- 21 de fev.
- 2 min de leitura
Automóvel popularizado na ex-Jugoslávia em vias de regressar à estrada. Visualmente, como podemos observar nos primeiros esboços conhecidos, combina-se o desenho "retro" com elementos modernos. Apresentação do primeiro "concept" planeada para 2027.

São vários os exemplos de modelos - muitos deles bem-sucedidos, reconheça-se - que regressaram ao mercado em pleno século XXI com uma interpretação moderna do design que os lançou originalmente em décadas passadas. Veja-se o exemplo do 500 da FIAT ou, mais recentemente, do muito aguardado Renault 5.
De acordo com os mais recentes rumores, o Yugo poderá ser um dos próximos nomes históricos da lista de modelos que poderão estar de regresso ao mercado. Recorde-se que o pequeno automóvel da extinta Jugoslávia tinha por base uma mecânica FIAT e era produzido pela Zastava. Várias décadas depois, graças ao interesse e dedicação de Alekasandar Bjelic, que comprou os direitos do nome, o pequeno utilitário poderá estar de volta às estradas.

Os esboços do "designer" Darko Marceta revelam um moderno utilitário com dimensões compactas que não esconde a inspiração no modelo original, mas que assume igualmente elementos contemporâneos, como os puxadores embutidos, a iluminação LED ou as jantes de grandes dimensões. Não se sabe nada sobre a plataforma em que assentará o futuro modelo, mas diz-se que será uma arquitetura técnica conhecida fornecida por um parceiro estratégico.

Tudo indica que, numa primeira fase, o novo Yugo estará apenas disponível com carroçaria de 3 portas e assumirá, obviamente, um posicionamento comercial acessível, em linha com o modelo original. Embora ainda não sejam conhecidos detalhes técnicos, o Yugo deverá apostar num motor de combustão de baixa cilindrada e não, pelo menos inicialmente, numa combinação de motor e bateria elétricos. O protótipo será revelado em Belgrado, Sérvia, em 2027.
Comentarios