Das carroçarias iluminadas da Volkswagen aos assistentes virtuais para cães, passando por fragrâncias inspiradas nos automóveis, o dia 1 de abril voltou a trazer diversas mentiras criativas
Todas as notícias e comunicados emitidos a 1 de abril exigem cuidado redobrado: o dia das mentiras, como é conhecido, traz consigo diversos temas que estão longe da verdade, muitos dos quais são facilmente reconhecíveis pelo tom absurdo com que são apresentadas. Este ano não foi diferente, com muitas notícias avançadas que estão totalmente fora do conceito da realidade.
Na Volkswagen, a notícia do regresso da pintura “Harlequin”, famosa no Polo da década de 1990, poderia ser uma realidade, mas para o ID.3 a pintura seria eletroluminescente, semelhante à do concept ID.7 que a marca alemã apresentou no início de 2023. Os painéis do ID.3 Harlequin seriam capazes de alterar a sua luminosidade consoante a música do sistema de som do veículo. Naturalmente, o regresso da pintura em tons de verde, vermelho, azul e amarelo para os diferentes painéis da carroçaria e com a possibilidade de se iluminarem não passou de uma boa mentira da Volkswagen.
Patrulha pata
Para os amigos de quatro patas, a Honda e a Mercedes-Benz apresentaram novos sistemas. No caso da marca japonesa, o sistema PAW-S (acrónimo para “PAW-Sensor”) para o e:Ny1 permitiria uma série de funcionalidades a pensar nos cães, com abertura automática do portão para acesso à bagageira, pontos de interesse no sistema de navegação e coleiras com sensores no formato das chaves dos carros (as quais permitiam abrir o veículo quando o veículo detetava a proximidade do cão).
A Honda explica que o PAW-S foi “criado para cães, por cães”, com recurso à experiência de mais de 300 cães de 52 raças diferentes. O resultado foi um sistema de infoentretenimento também mais extenso que permitiria pontos de interesse como parques para cães ou a lista de contactos dos amigos caninos. Talvez a pensar também nos gatos, o sistema poderia apresentar imagens de pássaros e peixes nos seus habitats naturais. Na bagageira, poderia até haver um opcional como “um canto removível para “acidentes”, para os cães que possam não conseguir esperar pela rua”…
Já a Mercedes-Benz não foi tão longe, mas anunciou a criação do MBUX Bark Assist, um assistente virtual para cães, que poderia recorrer à cloud para descodificar os latidos dos cães. Os animais poderiam assim escolher a música, ativar os programas da tecnologia Energizing Comfort ou aceder à loja virtual. Talvez para comprar comida virtual. Naturalmente, este sistema apenas esteve “disponível” no dia 1 de abril.
Fragrância musculada
Por seu turno, a divisão britânica da Isuzu criou um novo perfume de edição limitada, denominado “Driven”, inspirado na robustez e competências da pick-up D-Max. Crucialmente, este perfume desenvolvido pela própria casa britânica retém “a essência macho”, tendo sido testada nos condutores de pick-ups mais experientes do Reino Unido.
“Tal como o Isuzu D-Max é capaz de rebocar 3.5 toneladas e de transportar mais de uma tonelada, o Driven possui a gravidade necessária para mover montanhas e conquistar feitos de força incomensuráveis. Um aftershave autêntico para todas as ocasiões, quer esteja a deslocar meticulosamente pesados sacos de cimento, quer esteja a conquistar aquela escalada quase impossível. É mais do que apenas uma fragrância: é uma declaração de intenções”, adiantou a Isuzu, que até criou um anúncio supostamente para a televisão.
Comments