top of page
Logotipo | e-auto

CustomFit da Stellantis faz furgões “por medida”

Atualizado: 6 de jul.

A unidade de veículos comerciais ligeiros Pro One, da Stellantis, passa a contar com programa de transformação e de personalização denominado CustomFit, procurando responder de forma prática e eficiente às necessidades dos seus clientes profissionais. O centro de produção de Mangualde, em Portugal, também será abrangido por este programa que pretende aumentar a eficiência de produção e acelerar a logística de entrega dos veículos feitos “por medida”.


ree

A Stellantis Pro One apresentou o programa CustomFit, dedicado à conversão e personalização de veículos comerciais (e também recreacionais, como autocaravanas) logo a partir das linhas de montagem das suas fábricas. Ao avançar com este programa, a divisão Pro One – que detém marcas como Citroën, Fiat Professional, Opel, Peugeot, RAM e Vauxhall – pretende atender de forma mais rápida e eficiente às necessidades dos seus clientes profissionais, preparando um catálogo de opções de transformação e de personalização especiais.

 

Com introdução prevista nos seis locais de produção na Europa, incluindo Mangualde, o programa CustomFit é mais um passo no objetivo da  Stellantis Pro One de se tornar “numa parceira de referência para os clientes empresariais, com soluções pensadas e criadas para os seus clientes e com as suas necessidades em mente”, define Anne Abboud, responsável da unidade de negócios Stellantis Pro One.


ree

Este é um segmento que se reveste de cada vez maior importância, com os dados na Europa a comprovarem-no. Em 2024, a Stellantis registou um aumento de 25% nas conversões realizadas em conjunto com parceiros certificados e viu as suas vendas de veículos transformados aumentarem 35% na Europa. Em termos de volume de mercado, a Stellantis Pro One tem como objetivo atingir os 15% de vendas de veículos transformados no prazo de dois anos, um valor que pode pecar pela escassez atendendo ao facto de estar já nos 12% em dados relativos até maio de 2025.



Atessa como centro nevrálgico 

Inaugurada em 1981 e com mais de 7.6 milhões de unidades produzidas desde então, a fábrica italiana de Atessa é o centro nevrálgico da Stellantis Pro One, assumindo-se também como o maior local de produção de veículos comerciais ligeiros da Europa, com uma superfície total superior a 1.2 milhões de metros quadrados e mais de 4.000 empregados.

 

Outros dados dão conta da sua relevância: dispõe de 15 km de linhas de montagem, mas também da maior área de carroçarias do universo Stellantis e de oficina de pintura em constante atualização para responder às mais recentes normas energéticas e ambientais (recentemente, introduziu medidas para reduzir os consumos de água e de energia). A este respeito, Paolo Acastello, Diretor da fábrica, salienta os esforços já feitos e os que estão por vir, indicando que no próximo ano entrará em vigor um projeto de produção de energia a partir de biometano. 


ree

 

Atessa é também uma unidade fabril com especial importância para o volume total das exportações italianas: 80% dos veículos ali produzidos destinam-se a 75 países diferentes, graças a capacidades de produção bastante amplas. Consegue produzir mais de 1.200 configurações diferentes, desde bases de autocaravanas a veículos transformados, passando pelas versões concebidas para o transporte de mercadorias. Com 14 motores, quatro tipos de transmissão, mais de 300 opções e oito volumetrias de furgões, a fábrica é um verdadeiro ecossistema de produção capaz de oferecer mais de 2.500 versões diferentes.


À medida das necessidades 

Mas Atessa é também exemplificativa do potencial do programa CustomFit, que abrange atualmente 50% da produção de furgões Stellantis Pro One e que integra soluções desenvolvidas em colaboração com uma rede mundial de mais de 550 parceiros certificados (embora com o objetivo assumido de chegar às 800 parcerias certificadas).



Entre a oferta destacada pela unidade de negócios Pro One estão furgões basculantes ou furgões com espaço de carga otimizado, todos especificamente concebidos para responder às necessidades dos profissionais individuais, das pequenas e médias empresas (PME) e das grandes frotas. No momento em que visitámos a fábrica de transformação, um dos trabalhos principais incidia nos pedidos especiais a aplicar numa frota de veículos para o serviço postal do Reino Unido, o Royal Mail.

 

Arnaud Leclerc, Diretor da Stellantis CustomFit e dos veículos recreacionais, destaca a importância do segmento da transformação e da personalização. Para este responsável, é essencial criar um ecossistema capaz de aproximar o cliente profissional das cinco marcas do grupo (Fiat Professional, Peugeot, Citroën, Vauxhall e Opel) através de propostas à medida das suas necessidades e com qualidade de topo.


ree

 

“A capacidade de produção direta das nossas fábricas na área do CustomFit é integrada e reforçada por uma rede mundial de 550 parceiros certificados que interagem com a nossa rede oficial, garantindo assim uma rede muito completa de pontos de contacto para os clientes. Além disso, todas as transformações efetuadas pelos nossos parceiros beneficiam da mesma garantia de 2 anos oferecida pelos veículos saídos diretamente da fábrica”, afirma Leclerc, lembrando que este programa permite otimizar os prazos de entrega e a experiência do cliente.


Outro aspeto destacado é o de oferecer este programa de forma local, uma vez que a personalização pode ser mais complexa consoante cada mercado, pelo que são necessárias equipas e centros dedicados. Para o efeito, está prevista a divulgação de um catálogo europeu online e também local para ser mais fácil de responder a pedidos. A marca prepara, ainda, a criação de ferramenta digital CustomFit que permite agilizar todo o processo de transformação e personalização a partir da Internet.


ree

Foco também nas caravanas 

Há outro ponto em destaque na fábrica de Atessa, já que é aqui que é produzida a Fiat Professional Ducato em versão autocaravana elétrica, que passa a fazer parte do universo abrangente CustomFit.

 

Encontrando-se em trajetória de crescimento, o setor das transformações de veículos de recreio (autocaravanas e furgões convertidos) é de especial importância para a Stellantis Pro One, sendo líder do mercado europeu com uma quota de mercado superior a 50%, graças ao Ducato. Para 2026, espera-se a renovação do modelo, com mais equipamento, como os bancos de conforto, faróis LED e assistentes de segurança.


ree

 

Arnaud frisa que “a Stellantis Pro One vendeu mais de 2 milhões de autocaravanas nos últimos 20 anos e 75% do segmento em circulação é construído sobre uma base Ducato”, números que justificam a aposta da companhia também nesta área.


75% do segmento em circulação é construído sobre uma base Ducato

 

“Estamos presentes neste segmento de mercado desde 2006 e nunca deixámos de inovar ou de trocar ideias com os fabricantes de autocaravanas, trabalhando com eles para conceber as soluções mais práticas e funcionais. A prova está numa das inovações mais engenhosas deste setor, a que chamámos ‘BacktoBack’: em termos concretos, conseguimos ligar duas cabinas de conduçãoindependentes, que podem depois ser enviadas como um único veículo até ao transformador, com ganhos evidentes em termos de custos, logística e pegada ambiental”.


ree

Cargo Box elétrica é novidade 

Outra novidade elétrica passa pelo arranque de produção, igualmente em Atessa, do Cargo Box BEV, comercial ligeiro com volume de carga de 18,3 metros cúbicos num modelo de 4.230 mm de comprimento, 2.032 mm de largura e 2.150 mm de altura. Tem como base a versão Battery Electric Chassis Cab, com motor de 270 cv (200 kW), 410 Nm de binário máximo e bateria de 110 kWh, com autonomia combinada até 323 km.

 

Para os clientes que necessitem de mais espaço de carga, estará também disponível na configuração L4, que aumenta o volume de carga para 20,5 metros cúbicos.

 

Este e outros modelos da gama de Grande Furgões da Stellantis Pro One passam a poder equipar carregador embarcado de 22 kW, o qual reduz o tempo de recarga total para apenas 6h00, comparativamente com a anterior solução de 11 kW.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page