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Foto do escritorPedro Junceiro

Ford Escort Mk1 tem até 300 cv!

Atualizado: 13 de dez. de 2024

Produzido em número muito limitado (apenas 150 unidades), o Escort Mk1 RS2000 revisita aquele que é um dos modelos mais emblemáticos da Ford, sendo resultado do trabalho de renovação realizado pela Boreham Motorworks. O modelo, fiel nas dimensões ao original, será proposto com duas motorizações, a mais potente com 300 cv!



Apelidado de “Continumod”, ou seja, uma continuação da série de modelos original com o seu próprio número de chassis aprovado pela Ford, o Escort MK1 RS2000 assume-se como uma visão mais extrema do modelo popularizado pela “oval azul”, sendo resultado do trabalho de engenharia levado a cabo pelos especialistas da Boreham Motorworks.

 

Contrariamente a projetos idênticos de restauro e modernização de clássicos, vulgarmente apelidados de “restomod”, este Escort Mk1 tem uma particularidade fundamental – não surge a partir de uma unidade já existente. Ao invés, cada uma das 150 unidades que a Boreham Motorworks irá produzir terá o seu próprio número de chassis aprovado pela Ford. Ou seja, é como se fossem da mesma linha dos modelos originais, mas construído a partir de materiais modernos e com técnicas avançadas de fabrico.



Duas motorizações 

Os clientes deste Escort Mk1 RS2000 poderão escolher entre dois motores, cada um incorporando o espírito e o carácter da divisão Ford RS. A primeira opção, disponível de base, é o bloco “Twin Cam”, com cilindrada aumentada para os 1845 cc e 185 cv de potência máxima. Esta motorização está associada a uma caixa manual de quatro velocidades.

 

Por outro lado, quem procurar um elemento desportivo mais único e extravagante poderá optar por um motor 2.1 de quatro cilindros derivado da competição com 300 cv de potência e limite de rotações nas 10.000 rpm. Além disso, o bloco é também bastante ligeiro, pesando menos de 85 kg.

 

Para lidar com este desempenho extremo, o motor beneficia de bielas em aço forjado, além de cambota maquinada e de outras soluções derivadas da competição, mantendo a facilidade de utilização no dia-a-dia, mas capaz de proporcionar sensações de condução exuberantes. Outras características técnicas deste modelo são o sistema de escape feito à medida em titãnico ou a caixa de cinco velocidades de tipo “dogleg” (com a primeira mudança em baixo e a segunda em cima e assim sucessivamente em alternância).


Escort Mk1 regressa com potência até 300 cv!

Chassis moderno 

Sob a aparência clássica do Escort MK1 RS2000 da Boreham Motorworks encontra-se uma conceção moderna, com suspensão dianteira MacPherson, distribuição de peso 55:45 entre os dois eixos e eixo traseiro em alumínio e titânio, não faltando igualmente um diferencial autoblocante ATB e amortecedores “coil-over”.

 

Através de um extenso programa de engenharia, que incluiu a utilização de digitalização a laser e plantas originais, o Ford Escort Mk1 foi totalmente reavaliado utilizando tecnologia CAD, sendo o primeiro Ford Escort Mk1 a ser submetido a um processo deste tipo, utilizando tecnologia que os desenhadores originais a lápis não teriam considerado possível. Isto permitiu que a equipa de engenharia desenvolvesse uma nova carroçaria RS com forma e dimensões exatos compatíveis com a época, construída com o acabamento e a qualidade esperados de um construtor moderno.


Escort Mk1 regressa com potência até 300 cv!

Além disso, através da utilização da análise CAE, para realizar estudos de eficiência da carroçaria, dinâmica do chassis e rigidez torsional, a equipa da Boreham estabeleceu parâmetros e atributos precisos que o novo Ford Escort Mk1 RS deve oferecer. Depois, otimizou o comportamento e a dinâmica de condução do carro no mundo real. Tudo isto mantendo um peso esperado em torno dos 800 kg, com o capot, tampa da bagageira e elementos interiores fabricados em fibra de carbono.

 

Nas ligações ao solo, as jantes de 15 polegadas são emparelhadas com pneus 205/50 R15 à frente e 225/50 R15 atrás, com estilo idêntico às do Escort original. Uma vez que este modelo conta com mais potência, melhorou-se o sistema de travagem, incluindo agora discos ventilados à frente com 260 mm de diâmetro e quatro pistões e discos sólidos atrás com 264 mm de diâmetro e dois pistões.


Sem direção assistida, controlos de tração e de estabilidade ou ABS

 

Igualmente importante é aquilo que o modelo não tem. E isso são algumas das características de carros mais modernos, como a direção assistida, controlos de tração e de estabilidade ou ABS, procurando desta forma oferecer uma experiência de condução totalmente analógica.


Escort Mk1 regressa com potência até 300 cv!

Interior “racing” 

Passando para o interior, a Boreham concebeu um interior moderno, centrado no condutor, incluindo bancos aquecidos e ar condicionado com quatro saídas de ar para um melhor controlo da temperatura. Todos os componentes do interior foram concebidos de acordo com os mais elevados padrões de qualidade artesanal, com uma mistura de Alcantara, peles e componentes anodizados com “feedback” tátil.

 

Os cintos de segurança de três pontos estão incluídos de série, com um arnês de quatro pontos opcional e um compartimento traseiro em carbono para guardar o capacete de corrida. Uma “jaula” de proteção completa com barras de porta amovíveis aumenta a rigidez, mantendo a integridade do veículo. O painel de instrumentos retém o apelo analógico, embora tenha sido adaptado para cumprir com os padrões modernos.


Limitado a apenas 150 unidades

 

Por último, o preço. A companhia aponta para um valor de 295.000 libras esterlinas, ou seja, algo como 357.000€ (à taxa de conversão atual), sendo ainda oferecida uma garantia de dois anos ou 32.000 km. Limitado a apenas 150 unidades, este Escort tornar-se-á num item de colecionador, com produção a arrancar no terceiro trimestre de 2025.

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