top of page
Logotipo | e-auto

Acidente com ligeiro leva Cybertruck para a sucata

Publicação automóvel Edmunds comprou Cybertruck por mais de 100.000 dólares para realizar um ensaio de longa duração. Após um acidente com um ligeiro, a reparação era de tal forma cara que foi preferível vender o veículo acidentado por apenas 8.000 dólares.


Fotos: Edmunds
Fotos: Edmunds

A publicação automóvel Edmunds, oriunda dos Estados Unidos da América, decidiu comprar uma Tesla Cybertruck em julho de 2024 para realizar um dos seus testes de longa duração. O trabalho exigiu assim um investimento inicial de 101.000 dólares, o equivalente a cerca de 89.200 euros, para a compra da pick-up elétrica, cuja reserva inicial de 100 dólares tinha sido feita 5 anos antes.


Recentemente, após quase um ano de utilização da Cybertruck, a pick-up viu-se envolvida num acidente de viação com um outro automóvel. A publicação norte-americana tinha, inicialmente, intenções de a reparar, mas quando se apercebeu que o orçamento para a colocar novamente apta a circular ascendia a 58.000 dólares, qualquer coisa como 51.200 euros, a Edmunds rapidamente se apercebeu que o plano de reparação não avançaria.


Depois de ter justificado a sua compra com declarações como “independentemente do que se possa pensar do design exagerado da Cybertruck, das suas origens estranhas ou da própria Tesla, não se pode negar que este é um dos veículos mais interessantes lançados nos últimos tempos”, a Tesla Cybertruck Dual Motor Foundation Series com mais de 600 cavalos da Edmunds tem agora como destino final uma sucata.



A revista aceitou assim vender o que resta da Cybertruck por uns parcos 8.000 dólares, pouco mais de 7.000 euros, assumindo a perda de quase 94.000 dólares (mais de 82.000 euros) relativamente ao valor pelo qual a adquiriu. Não terá sido, certamente, uma decisão fácil, sendo, porém, uma decisão compreensível.


A 11 de dezembro de 2024, a nossa Cybertruck estava estacionada na rua, à porta de um restaurante em West Hollywood, quando um automóvel atravessou um cruzamento e embateu no para-choques e na roda traseira do lado do condutor. Como se pode ver nas fotografias, houve danos significativos na jante, nos pneus, no painel de aço inoxidável e no para-choques, para não falar das dezenas de componentes internos que se estilhaçaram no processo. O impacto foi suficientemente forte para deslocar o Cybertruck de 2.993 kg para cima do passeio, e parte do eixo traseiro partiu-se e caiu no chão", referiu a Edmunds.


De acordo com a publicação, as oficinas convencionais não estão dispostas a tocar na Cybertruck e apenas uma oficina oficial da Tesla o pode reparar, mas não todas, apenas aquelas que contam com certificação para trabalhar na carroçaria de aço inoxidável. E num raio de 50 quilómetros de Los Angeles só existem duas aptas para o fazer. A Edmunds afirma que o valor de mercado do veículo (sem os danos, obviamente) é de 86.160 dólares, cerca de 75.700 euros, pelo que a Cybertruck foi declarada como perda total e vendida pelo irrisório valor de pouco mais de 7.000 euros.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page