A Porsche terminou a produção do 911 Dakar, após 2500 exemplares, com o fabricante alemão a revelar o modelo que colocou o ponto final na montagem da versão, unidade que será entregue a cliente italiano apaixonado por desportivos. Porém, além de ser a última, esta unidade também é especial por ter uma personalização profunda do departamento Sonderwunsch.
Altamente personalizada, a última unidade do Porsche 911 Dakar foi revelada no museu da marca, em Estugarda,assinalando-se assim um ponto final neste bem-sucedido modelo. Introduzido em novembro de 2022, o 911 Dakar rapidamente cativou os adeptos da companhia alemã, atingindo-se em apenas dois anos o limite de 2500 unidades previstas.
Criado como uma homenagem da Porsche aos seus carros que competiram no Dakar, considerado o rali mais duro do mundo, o 911 Dakar conta com uma série de alterações visíveis em comparação com o modelo de base, desde logo com uma altura ao solo 50 mm superior face a um 911 Carrera com suspensão desportiva.
Outros detalhes pensados para utilização mais “campestre” incluem as cavas das rodas alargadas, ganchos de ancoragem de reboque em alumínio forjado à frente e atrás (pintados de vermelho), ao passo que o motor “boxer” 3.0 de seis cilindros biturbo debita 480 cv de potência e 570 Nm de binário.
Agora, um exemplar especial deste modelo de série limitada foi entregue no Museu Porsche, onde permanecerá por algum tempo até ser entregue ao cliente final. O modelo recebeu o “tratamento” Sonderwunsch completo, incluindo uma pintura única em três tons, com as cores “Signalyellow” e “Gentianbluemetallic” a integrarem-se perfeitamente no “Rallye Design Package”, fazendo eco do visual do veículo vencedor do Rali Paris-Dakar de 1984, enquanto uma linha azul pintada entre as duas áreas coloridas maiores completa o trio.
A tonalidade, que recebeu o nome de “Lampedusablue” em homenagem à ilha mediterrânica italiana, foi criada em colaboração com o novo proprietário do automóvel.
Os raios das jantes de liga leve deste automóvel único também estão pintados em “Signalyellow”, enquanto o rebordo da jante está pintado em “Lampedusablue”. A pintura foi feita inteiramente à mão e em estreita colaboração entre o cliente e os “designers” da Porsche. Os faróis Matrix LED são individualizados com um anel exterior na cor “Lampedusa” e os elementos de proteção em aço inoxidável na frente, na traseira e nas soleiras são pretos.
No interior, reaparece a tonalidade amarela emparelhada com o preto contrastante, como nas costuras e faixas de acabamento no painel de instrumentos, na consola central e nos painéis das portas. A inscrição “911 Dakar” é também bordada em amarelo “Speedyellow” nos encostos de cabeça dos bancos desportivos Plus e o seletor de velocidades do sistema PDK de oito velocidades é realçado com uma inserção em pele “Speedyellow”. Quando as portas são abertas, os projetores LED nas portas lançam o logótipo “Sonderwunsch” no chão.
Comments