top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

Última unidade do Porsche 911 Dakar

Atualizado: 21 de nov.

A Porsche terminou a produção do 911 Dakar, após 2500 exemplares, com o fabricante alemão a revelar o modelo que colocou o ponto final na montagem da versão, unidade que será entregue a cliente italiano apaixonado por desportivos. Porém, além de ser a última, esta unidade também é especial por ter uma personalização profunda do departamento Sonderwunsch.


Edição final do 911 Dakar

Altamente personalizada, a última unidade do Porsche 911 Dakar foi revelada no museu da marca, em Estugarda,assinalando-se assim um ponto final neste bem-sucedido modelo. Introduzido em novembro de 2022, o 911 Dakar rapidamente cativou os adeptos da companhia alemã, atingindo-se em apenas dois anos o limite de 2500 unidades previstas.

 

Criado como uma homenagem da Porsche aos seus carros que competiram no Dakar, considerado o rali mais duro do mundo, o 911 Dakar conta com uma série de alterações visíveis em comparação com o modelo de base, desde logo com uma altura ao solo 50 mm superior face a um 911 Carrera com suspensão desportiva.



Outros detalhes pensados para utilização mais “campestre” incluem as cavas das rodas alargadas, ganchos de ancoragem de reboque em alumínio forjado à frente e atrás (pintados de vermelho), ao passo que o motor “boxer” 3.0 de seis cilindros biturbo debita 480 cv de potência e 570 Nm de binário.


Edição final do 911 Dakar

Agora, um exemplar especial deste modelo de série limitada foi entregue no Museu Porsche, onde permanecerá por algum tempo até ser entregue ao cliente final. O modelo recebeu o “tratamento” Sonderwunsch completo, incluindo uma pintura única em três tons, com as cores “Signalyellow” e “Gentianbluemetallic” a integrarem-se perfeitamente no “Rallye Design Package”, fazendo eco do visual do veículo vencedor do Rali Paris-Dakar de 1984, enquanto uma linha azul pintada entre as duas áreas coloridas maiores completa o trio.

 

A tonalidade, que recebeu o nome de “Lampedusablue” em homenagem à ilha mediterrânica italiana, foi criada em colaboração com o novo proprietário do automóvel. 

Os raios das jantes de liga leve deste automóvel único também estão pintados em “Signalyellow”, enquanto o rebordo da jante está pintado em “Lampedusablue”. A pintura foi feita inteiramente à mão e em estreita colaboração entre o cliente e os “designers” da Porsche. Os faróis Matrix LED são individualizados com um anel exterior na cor “Lampedusa” e os elementos de proteção em aço inoxidável na frente, na traseira e nas soleiras são pretos.


Edição final do 911 Dakar

No interior, reaparece a tonalidade amarela emparelhada com o preto contrastante, como nas costuras e faixas de acabamento no painel de instrumentos, na consola central e nos painéis das portas. A inscrição “911 Dakar” é também bordada em amarelo “Speedyellow” nos encostos de cabeça dos bancos desportivos Plus e o seletor de velocidades do sistema PDK de oito velocidades é realçado com uma inserção em pele “Speedyellow”. Quando as portas são abertas, os projetores LED nas portas lançam o logótipo “Sonderwunsch” no chão.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page