Honda CR-V celebra 30 anos
- Pedro Junceiro

- há 7 dias
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A Honda comemora o 30.º aniversário do CR-V, automóvel que contribuiu, muito ativamente, para o crescimento do segmento dos Sport Utility Vehicles (SUV) em todo o mundo. Lançado em 1995, o modelo conquistou, rapidamente, muitos condutores, somando já mais de 15 milhões de unidades vendidas globalmente.

A primeira geração foi desenvolvida à imagem do que eram os “crossovers” dessa época, e capaz de utilizar-se na estrada e em terrenos mais fora do comum. A marca posicionou-o como Active Mover numa gama de automóveis que tinha o nome de Creative Mover, com o nome CR-V a corresponder ao acrónimo de Comfortable, Runabout Vehicle (Veículo Confortável e Ágil). A própria Honda tem “interpretação” alternativa: “Compact Recreational Vehicle” (Veículo Compacto Recreativo”).
No desenvolvimento, a equipa por detrás do modelo adotou os princípios de “Think Right” e “Make Light”, incentivando a utilização racional e a concretização correta deste projeto. O primeiro exigia à equipa de trabalho que antecipasse as tendências dominantes e o futuro do automóvel, enquanto o segundo pressupunha uma análise minuciosa do desempenho dinâmico do automóvel, sobretudo se era possível conduzid-lo de forma agradável, simples e sem esforço.

Na época, os SUV eram predominantemente TT robustos e com tração integral, automóveis muito mais robustos do que fáceis utilizar. A Honda quis mudar essa perceção e o CR-V foi projetado para contar com cinco lugares e bagageira generosa, de forma a adaptar-se tanto às tarefas do quotidiano, como às atividades profissionais ou de lazer, independentemente da estação do ano, hora do dia ou tipo de estrada.
A adoção da carroçaria monobloco permitiu baixar o centro de gravidade baixo e aumentar a estabilidade, enquanto a distância entre eixos generosa (2,620 m) permitia que o habitáculo fosse mais espaçoso do que habitual na categoria em que o Honda concorria. O CR-V tinha diversas soluções inovadoras, incluindo piso plano, bancos com encostos que podiam reclinar totalmente e até mesas.

Na dinâmica, a marca posição de condução sobrelevada e dinâmica semelhante à de carro ligeiro de passageiros comum. No capítulo da mecânica, a primeira geração dispunha de motor de 4 cilindros e 2 litros a gasolina com 126 cv. Este modelo acabou por ganhar grande popularidade, tendo mesmo levado a Honda a desenvolver modelo com características semelhantes, o HR-V, modelo que lançou em 1999, e que também registou vendas muito interessantes.
Na atualidade, o formato SUV é dominante no mercado automóvel, com o CR-V a contar com muitos rivais, mas a manter-se, ainda assim, como uma das propostas do género mais vendidas em todo o mundo. A Honda, no acumulado de todas as gerações (seis), já contabiliza mais de 15 milhões de unidades. O modelo atual dispõe de soluções eletrificadas “à medida” do mercado europeu: na gama, híbrido (e:HEV) e híbrido Plug-In (PHEV), o segunda com a particularidade de cumprir até 82 km de forma 100% elétrica.

















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