Hyundai: “Já ninguém quer caixas manuais”
- João Isaac

- 9 de jul.
- 2 min de leitura
Diretor Técnico da Hyundai na Europa diz que os entusiastas da condução rapidamente serão conquistados pelas novas tecnologias dos desportivos elétricos.

São cada vez menos os automóveis novos comercializados com caixa manual. Independentemente do segmento ou patamar de preço, as transmissões automáticas convencionais, as mais evoluídas com configuração de dupla embraiagem ou até as do tipo CVT - normalmente associadas aos propulsores híbridos - têm vindo a ganhar terreno. E isto para não falar dos automóveis elétricos, cuja maior parte prescinde totalmente de uma caixa de velocidades convencional.
E neste tema, o do “desaparecimento da caixa manual”, Tyrone Johnson, responsável máximo pelo Centro Técnico da Hyundai na Europa, é muito direto: já ninguém as quer. Johnson defende o seu ponto de vista com modelos como o Ioniq 5 N, cuja motorização elétrica, por exemplo, simula a presença de uma transmissão de dupla embraiagem atuada através de patilhas no volante.

Em declarações à publicação britânica Car Magazine, o diretor técnico reconhece que muitos “petrolheads” estão relutantes em fazer a transição para um desportivo elétrico, mas que eventualmente irão ceder à tecnologia e à sua eficácia e eficiência. “Já ninguém quer caixas de velocidades manuais e um travão de estacionamento manual, nem tão pouco instrumentos analógicos. Os nossos automóveis a combustão e os veículos elétricos têm interfaces muito semelhantes", refere.
Existirão, obviamente, exceções, mas a verdade é que, independentemente das preferências de cada um, são efetivamente cada vez menos os fabricantes de automóveis a disponibilizarem transmissões manuais nas gamas dos seus modelos, pelo que os condutores são quase “obrigados” a seguir a tendência. Um caso bem real de inversão de papéis, em que a outrora opcional caixa automática roubou o protagonismo à agora “pouco opcional” transmissão manual.







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